A UFJF é parceira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na Rede Nacional de Instituições Públicas de Ensino Superior (RNIPFES).  A RNIPFES tem por finalidade apoiar, quando solicitada, as atividades de monitoramento e acompanhamento de pesquisas de desempenho de estudantes, de avaliações e exames voltados à formulação de políticas e planos de ações de desenvolvimento da educação.

Neste ano, a solicitação do Inep refere-se ao acompanhamento da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 5 e 6 de novembro, e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 20 de novembro. Para tanto, cada instituição participante da RNIPFES deverá designar servidores, que atuarão como agentes, para acompanhar e observar a capacitação da equipe que deverá aplicar as provas e também a aplicação das provas. A UFJF atuará em Juiz de Fora, Governador Valadares, Além Paraíba, Cataguases, Rio Pomba, Ubá, Santos Dumont, São João Nepomuceno e Muriaé.

Os servidores interessados em participar destas atividades como agentes deverão enviar e-mail para convenio.rnipfes@ufjf.edu.br até terça-feira, dia 19 de julho. Os inscritos deverão passar por um processo de capacitação ao fim do qual serão submetidos a uma avaliação. Aqueles que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70% atuarão pelo menos uma vez.

A remuneração será feita através da Gratificação por Encargos em Curso e Concurso e o valor da hora trabalhada está fixado pelo Inep em R$ 41,96. A carga horária estabelecida por evento é de 20 horas, sendo oito para capacitação e 12 para acompanhar a aplicação das provas, totalizando o valor de R$ 839,20. No entanto, deve ser respeitado o limite anual de 120 horas estabelecido para recebimento deste tipo de gratificação. O relatório a ser elaborado será avaliado pelo Inep e o pagamento está vinculado ao atendimento dos requisitos por ele estabelecidos.

Mais informações sobre a RNIPFES, sobre sua composição e sobre as tarefas a serem desempenhadas podem ser obtidas pelo link.