A candidata (Foto: Twin Alvarenga)

A candidata Mariana do Santos Rosa pretende realizar seus sonho de dar aula para crianças surdas (Foto: Twin Alvarenga)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu, pela primeira vez, processo seletivo destinado a candidatos(as) surdos(as) para preenchimento de três vagas do curso de Letras/Libras. Os interessados devem ter feito o Enem 2015 e comprovar a surdez, mediante laudo especializado. Leia o edital completo. 

Para participar do processo, basta preencher e assinar o Requerimento de Inscrição e entregá-lo na Central de Atendimento da UFJF até o dia 20 de julho. A Central funciona das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. O(A) candidato(a) que precisar de atendimento especializado de intérprete terá dias e horários pré-definidos para a inscrição.

A seleção será feita exclusivamente com base na nota do Enem e os critérios de desempate estão previstos no edital. O resultado será divulgado no dia 21 de julho no endereço www.ufjf.br/copese/selecaoespecial2016. A pré-matrícula on-line deverá ser feita pelos próprios candidatos(as) do dia 22, às 16h, até dia 25 julho, às 12h em link a ser disponibilizado no site www.ufjf.br/cdara. No dia 27 de julho, os aprovados devem passar pela matrícula presencial. As aulas têm início no dia 22 de agosto.

A vice-coordenadora do curso, professora Rosani Garcia, explica que os surdos, geralmente, têm notas baixas no conteúdo de Linguagens no Enem, já que português é a segunda língua deles. Assim, “essa seleção especial foi pensada para que os surdos pudessem entrar na UFJF, e também devido a prioridade que o surdo tem de acordo com o decreto nº 5.626/05”. O decreto trata, entre os assuntos, da inclusão obrigatória da Libras no currículo de formação dos professores e das garantias de direito das pessoas surdas à educação e à saúde.

O curso de Letras/Libras da UFJF funciona desde 2014 e tem atualmente duas turmas em andamento. A formação é em licenciatura, possui nove períodos com aulas no turno noturno. Rosani ressalta que não é um curso no qual o aluno apenas aprende Libras, a graduação é em Letras.

Em busca de um sonho

A candidata Mariana dos Santos Rosa, de 26 anos, já realizou sua inscrição acompanhada de sua mãe e intérprete, Edna dos Santos Rosa. “Meu sonho é dar aula para crianças surdas”, afirma Mariana. “Acho que, com oportunidades como essa de cursos direcionados para nós, pessoas com deficiência auditiva, a população pode conhecer e respeitar mais a comunidade surda. Muitas pessoas zombam e não compreendem nossas dificuldades de aprendizado. Com um curso voltado para os surdos, porém, acredito que vai ser difundido um maior conhecimento também sobre esse assunto.”

“O que ela mais enfrenta é, de fato, a falta de respeito”, reitera sua mãe, Edna. “Mesmo que ela tenha sido aprovada em vestibulares anteriores, por exemplo, a matrícula dela já foi impedida porque julgaram que ela não dominaria o suficiente a língua portuguesa, por exemplo. Desde então, estamos buscando uma oportunidade na Universidade, onde sabemos que existe esse suporte em Libras.”