PET Elétrica Robô Linusbot Foto Divulgação

O desafio é fazer com que o robô percorra um circuito em dez minutos, dando o maior número de voltas possível (Foto: Divulgação)

A quarta edição da Competição LinusBot reúne calouros e integrantes do PET do curso de Engenharia Elétrica da UFJF nesta quarta feira, dia 13. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece a partir das 12h, no Anfiteatro da Engenharia (ao lado da cantina). A competição é a última etapa do projeto desenvolvido pelos alunos do PET. Durante o semestre, cerca de 60 alunos do primeiro período do curso participaram de aulas ministradas por seus veteranos que ensinaram a montagem e a programação de um robô seguidor de linha, o LinusBot.

Para desenvolverem o robô, os calouros foram divididos em cinco equipes, de acordo com a habilitação no curso – Energia, Sistemas de Potência, Sistemas Eletrônicos, Telecomunicações e Robótica e Automação Industrial. O desafio é fazer com que o robô percorra um circuito em dez minutos, dando o maior número de voltas possível. Os vencedores serão levados a uma visita técnica à fábrica da Mercedes-Benz.

A pista é construída pelos veteranos, e os carrinhos só podem reconhecê-la na hora da competição. Os testes são feitos em circuitos de competições passadas.  “A pista é uma faixa preta num fundo branco. O código deles [dos robôs] reconhece essa linha, e o robô a segue. Faz parte da emoção saber se o carrinho vai conseguir fazer as curvas de acordo com a velocidade e tudo o mais”, explica o integrante do PET e estudante do terceiro período da Engenharia Elétrica, habilitação em Energia, Luis Arthur Novais.

O objetivo do projeto, de acordo com o estudante, é apresentar aos calouros os campos de estudo oferecidos pela faculdade. “Com o LinusBot, os calouros têm acesso e conhecem os trabalho que o PET faz. O principal é introduzi-los na área que vão estudar. É até meio desanimador, você não ver nada de engenharia no começo.” O público presente na competição concorrerá a sorteios  e a duas vagas na visita técnica à Mercedes-Benz, junto com os campeões.

O robô LinusBot

O LinusBot é um robô seguidor de linha que, uma vez programado, identifica uma linha preta no chão e a segue. Este modelo é conhecido e conceituado mundo afora por propiciar conhecimento e aprendizado em robôs em geral. Os circuitos reconhecidos pelo robô são feitos em papel e fita isolante. De acordo com Novais, o Linus Bot substituiu, há cerca de dois anos, um antigo projeto trabalhado pelo PET. “Ele é fruto do Lego Mindstorms, veio para substituir uma antiga competição de robôs da Lego que o PET realizava.”

Outras informações: (32) 2102-3401 (Faculdade de Engenharia-UFJF)

PET Elétrica UFJF