Com o objetivo de reunir informações em um banco de dados e avaliar a produção científica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa lança o Censo Laboratórios UFJF – 2016. O instrumento consiste em um formulário, por meio do qual serão cadastrados todos os laboratórios ativos da instituição, além de dados como as principais atividades, parcerias, demandas e dificuldades. O preenchimento dos dados é obrigatório e condição para participação dos pesquisadores em futuros editais.

O cadastramento dos dados deve ser feito até 12 de agosto. Este levantamento reunirá informações quantitativas sobre a realidade dos laboratórios, criando um diagnóstico institucional para identificar vocações e competências. Os resultados irão subsidiar as prioridades estratégicas da instituição e direcionar os investimentos e a alocação de recursos materiais e humanos.

De acordo com a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, a ideia é mapear essa diversidade. “Queremos entender o contexto, o diferencial de cada laboratório, perceber quais as áreas aparecem mais e quais estão sub-representadas e, com isso, perceber estratégias possíveis para futuros investimentos. Assim, podemos atender ao coletivo de forma igualitária e de acordo com cada demanda”

Com o apoio da Comissão Institucional de Sustentabilidade, e dando continuidade a um trabalho já iniciado, o formulário também da conta de informações sobre as condições dos laboratórios, se estão ou não adequados às regras de segurança nacional.

O pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Luís Paulo Barra, atenta para a possibilidade de interação com o setor produtivo externo. “Por meio da Diretoria de Inovação, estamos fazendo contato com a comunidade externa, que demanda esse conhecimento sobre a produção interna da instituição com vista a realizarmos futuras parcerias com o setor produtivo”.

Os formulários foram encaminhados por e-mail para todos os professores da UFJF. Aqueles que não receberam, ou não conseguiram abrir por algum motivo, devem entrar em contato com urgência com a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.