(Foto: Twin Alvarenga)

Organizado pelo PET da Faculdade de Engenharia Elétrica, evento reuniu mais de 150 pessoas (Foto: Twin Alvarenga)

Desafio, descontração e velocidade. Foi nesse ambiente que foi realizada a quarta edição da competição LinusBot, promovida pelo PET da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFJF. O evento, que reuniu mais de 150 pessoas, entre calouros e veteranos de todas as especializações, teve a exibição de robôs montados por estudantes de Energia, Sistemas de Potência, Robótica e Automação Industrial.

Os vencedores foram os estudantes da habilitação em Robótica e Automação Industrial, com oito membros, Marcelo Rocha, Laura Resende, Matheus Mayer, Ismael Carlos, Mateus Francisco, Gabrielly Carvalho, Alana Dias e Kristopher Mazzini. Eles alcançaram um tempo de 29 segundos e 127 milésimos de segundo, e foram premiados com uma visita técnica à fábrica da Mercedes-Benz.

A competição é o resultado de uma série de etapas, que incluem duas semanas de aulas ministradas pelos veteranos sobre o funcionamento e montagem dos robôs (três aulas por semana). Nos encontros, os alunos conheceram aspectos tanto da montagem quanto da programação de um robô seguidor de linha, e tiveram a oportunidade de montar os robôs por conta própria, contando apenas com a supervisão dos veteranos.

A competição se deu em uma pista de papel e fita isolante, a qual permitia o robô reconhecer o trajeto e executá-lo em menor tempo, tendo oito minutos para tentar livremente.

Para o coordenador do evento Arthur Pimenta o resultado desta quarta edição foi muito bom. ”Vimos que todos trabalharam muito e o conhecimento foi de ambas as partes. Além disso, incentivamos os calouros com técnicas e aprendizados que verão mais pra frente ao longo dos cursos”.

Para o integrante da equipe vencedora, o calouro da Engenharia Elétrica habilitação em Robótica e Automação Industrial, Mateus Francisco “o evento é interessante pois reuniu as habilitações e serviu de aprendizado para viver em um ambiente de pressão e conhecer novas pessoas”.