Show no Rock in Rio 2015  Foto Divulgação

Grandes shows, como o Rock in Rio, estão entre os eventos analisados (Foto: Divulgação)

Com o intuito de promover uma discussão teórica ampla e acessível sobre os megaeventos e suas relações com as cidades, os pesquisadores Flávio Lins, Helena Carmo e Ricardo Freitas lançam no dia 13 de julho, às 19h, o livro “Megaeventos, comunicação e cidade” (CRV, 2016), no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A entrada é franca.

A partir do estudo de grandes eventos ocorridos no Brasil (Copa do Mundo, Jornada Mundial da Juventude, Rock in Rio, entre outros), os pesquisadores discutem os diversos feitos que esses espetáculos produzem nos cenários político, social e econômico nacional. O trabalho também estuda eventos folclóricos de porte nacional como  Festival de Parintins, o Círio de Nazaré e a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, mapeando a rede de interesses que os promovem e o campo de possibilidades aberto por eles.    capa livro Megaeventos Foto Divulgação 

Para os autores, apesar da centralidade que os megaeventos assumem no mundo contemporâneo, há muito a se discutir sobre o tema, com uma teorização que dê conta de suas diversas manifestações. Para tanto, foi reunido um time de pesquisadores que refletem esse fenômeno pela ótica da Sociologia, da Comunicação, da Economia, do Direito, da Geografia, da Educação Física, da Ciência Política, e da Arquitetura e Urbanismo.

A obra conta com artigos de 30 estudiosos brasileiros e estrangeiros. Da UFJF assinam artigos o diretor de Imagem Institucional e professor da Faculdade de Comunicação (Facom-UFJF), Márcio de Oliveira Guerra, e o professor do curso de Especialização em TV, Cinema e Mídias Digitais (Facom-UFJF), Flávio Lins Rodrigues. Destaque, ainda, para a participação do docente de sociologia da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, Maurice Roche, referência mundial na pesquisa sobre grandes eventos. Textos de Matthew Burbank e Greg Andranovich, professores de ciência política das universidades de Utah e da Califórnia, respectivamente, também compõem a coletânea. O prefácio da obra é assinado pelo renomado sociólogo brasileiro Muniz Sodré. 

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)