Imagem 5 hernan ulm

Hernan Ulm discutirá o tema: “A fenda incomensurável: o tempo entre o cinema e a literatura”. (Foto: Divulgação)

Provocar uma reflexão sobre o tempo nas experiências contemporâneas é o objetivo do programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPgCom) no primeiro encontro do projeto “pãodequeijo.com”. O evento será nesta quinta-feira, 14, às 16h30, na sala do PPgCom no 4º andar do Prédio da Faculdade de Educação. Para esta primeira edição, foi convidado o pesquisador argentino, Hernán Ulm, que discutirá o tema: “A fenda incomensurável: o tempo entre o cinema e a literatura”.

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Filosofia pela Universidade Nacional de Salta (Argentina), Hernán antecipa que o tempo narrativo literário não é comparável ao tempo inscrito nas imagens do cinema. “O objetivo é pensar as diferenças nas formas de modular a temporalidade na literatura e no cinema, tomadas estas como duas materialidades distintas da comunicação. Assim, se de um lado a literatura configura o tempo como “narração”, “sucessão” “história”, por sua vez o cinema produz um tempo que é associado à “memória”, quer dizer, descontínuo, não sequencial”.

A intenção dos organizadores é que este encontro, que é aberto ao público, aconteça duas vezes por semestre, abordando a área da comunicação e fazendo sua ligação com outros campos como o das artes, cinema e literatura. A pesquisadora, Teresa Neves explica como funcionarão as palestras.“O convidado apresentará sua ideia de maneira mais informal e a partir disso iniciaremos um diálogo com os participantes. O intuito é propiciar um ambiente mais descontraído, dando ênfase ao diálogo e ao contato, tudo isso acompanhado por um cafezinho com pão de queijo”.

Professor da Comunicação e um dos organizadores, Rodrigo Barbosa avalia de maneira positiva o projeto. “É uma oportunidade de ter um debate sobre comunicação e as interfaces com outras áreas que dialogam entre si diretamente. Serão temas muito interessantes e eu tenho certeza de que vai contribuir com o trabalho dos alunos no campo da pesquisa, não só dentro da Comunicação, mas também para os estudantes de Artes e Letras”.

O evento será transmitido via internet por streaming na página do facebook do PPgCom e também é promovido pelo Grupo de Pesquisa “Estudos de Narrativas e Outras Textualidades”, que reúne professores da UFJF.