(Foto: Géssica Leine)

Por meio de exercícios de memorização, projeto contribui para melhoria da qualidade de vida das pessoas com mais de 50 anos (Foto: Géssica Leine)

Você sabia que memória e envelhecimento podem caminhar juntos? O exercício do intelecto garante a manutenção de nossa capacidade criativa ao longo de toda a vida. Além disso, há habilidades que se mantêm estáveis ou, até mesmo, são aprimoradas ao decorrer do envelhecimento, como o aprendizado de situações práticas.

Em sua 4ª edição e com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da memória tendo em vista o envelhecimento saudável, o Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da UFJF promove o projeto de extensão “Memória e qualidade de vida: uma ação interdisciplinar junto aos servidores públicos federais”.

A Oficina de Memória propõe uma intervenção estratégica para a aquisição de novos saberes e qualidade de vida através de hábitos saudáveis à memorização

Uma equipe multidisciplinar integra a iniciativa que, através de um trabalho preventivo, com exercícios e dinâmicas interativas, buscar atender servidores ativos e inativos, com 50 anos ou mais, e seus familiares. As inscrições começam nessa segunda-feira, 11, e vão até o dia 22. Para participar é preciso enviar nome, telefone, e-mail, setor e idade para o  e-mail polodoenriquecimentocultural@gmail.com ou pelo telefone 3215-4694, das 8h30 às 12h.

A partir do conhecimento de que o cérebro é capaz de uma constante incorporação de novos conteúdos ao longo da vida, devido a sua grande plasticidade, a Oficina de Memória propõe uma intervenção estratégica para a aquisição de novos saberes e qualidade de vida através de hábitos saudáveis à memorização.

De acordo com a vice-coordenadora do projeto, Anna Cláudia Rodrigues Alvez, treinar a memória não custa caro e tem benefícios para a vida toda. “Vivemos num ritmo acelerado, temos acesso a muitas informações, então é importante promover a conscientização dos processos de memória e de informação e, acima de tudo, criar um novo hábito e incorporar esse treino, que pode ser feito nas coisas mais simples do dia a dia, como ao observar as peculiaridades do trajeto até o trabalho”, afirma.

As atividades começam no dia 4 de agosto e acontecerão em encontros semanais às quintas-feiras, das 15h às 17h no Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade, que fica na Casa de Cultura (Av. Barão do Rio Branco, 3.372).