Com o objetivo de levar aos alunos de Engenharia e Arquitetura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a possibilidade de entrarem em contato com um modelo estrutural inovador e interativo, que simula o comportamento de estruturas reais, será realizado o I Concurso Mola. O evento, organizado pelo Programa de Ensino Tutorial (PET), da Faculdade de Engenharia Civil, será realizado nesta terça-feira, dia 12, às 14h, no Anfiteatro I do Edifício Itamar Franco, no campus.
O projeto, nomeado de Mola Structural Model e idealizado pelo arquiteto com mestrado em Engenharia Civil Construções em Aço, Márcio Sequeira, é composto por um kit formado por diferentes peças magnetizadas que se conectam permitindo inúmeras combinações. É possível montar diversos sistemas estruturais e compreender uma série de situações associadas ao projeto e funcionamento de estruturas. O I Concurso Mola se fundamenta na construção de estruturas por meio da utilização deste kit.
O objetivo das equipes participantes será demonstrar capacidade de executar a montagem de diferentes configurações pré­-definidas pela organização do evento. O tutor do PET da Engenharia Civil, Marconi Moraes, destaca que o evento, além de uma competição, é importante “para possibilitar uma integração dentre os alunos do curso e, de uma maneira lúdica, sair da sala de aula, da teoria, e aplicar os conhecimentos adquiridos em algo real. O que é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem.”
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 12, às 12h. Os primeiro e segundo colocados receberão medalhas, além de premiação.

Outras informações: (32) 2102-3419 – ramal 209 (PET Engenharia Civil-UFJF)