Marco Zero recebeu 2.735 votos (Foto: Géssica Leine)

A chapa 4 – Marco Zero foi a vencedora da eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFJF. A votação aconteceu na quarta e quinta-feira, 6 e 7, e teve mais de 5 mil participantes, reunindo alunos da graduação dos dois campi. A Marco Zero recebeu 2.735 votos. Seis grupos entraram na disputa.

Chapa

Votos

Chapa 1

Chapa 2

1.318

Chapa 3

Chapa 4

2.735

Chapa 5

Chapa 6

Brancos

Nulos

5.150

Segundo a técnico-administrativa, Patrícia Mafra, que fez parte da Comissão Eleitoral o processo nesta edição ocorreu de forma tranquila. “O processo transcorreu sem nenhum incidente. Todas as questões foram resolvidas a tempo e fizemos o máximo possível para evitar o problema de fraude, que ocorreu na última eleição. As mudanças de regras foram importantes e as chapas contribuíram”.

Na próxima quinta-feira, 14, será realizada uma reunião do Conselho dos Centros e Diretórios Acadêmicos (Concada) para homologar o resultado.

A chapa vencedora é encabeçada por Arthur Avelar, aluno da Engenharia de Produção, como coordenador geral, e possui como membros Bárbara Pires (Educação Física/JF), Gabriel Zacarao (Direito/JF), Gabriela Reis (Comunicação), João Pedro Carvalho (ICE), Larissa Martins (Farmácia/GV), Leda Mendonça (Engenharia), Lígia Barbosa (Medicina/GV), Lucas Sidrach (IAD) e Welton Abreu (ICE). Conheça o programa dos eleitos.

Mais de 50% dos votos

Arthur Avelar priorizou dois aspectos: segurança e assistência estudantil (Foto: Arquivo pessoal)

O resultado, que contou com uma margem de cerca de 53% dos votos favoráveis à Chapa Marco Zero, surpreendeu o presidente Arthur Avelar, que recebeu o anúncio por volta das 6h30. “Não esperávamos ganhar com uma margem de mais de 50%, ainda mais em nossos dois principais colégios, a engenharia e o ICE (Instituto de Ciências Exatas).” A chapa vencedora contabilizou 2.735 votos, 1.417 a mais do que a segunda colocada (Chapa 2 – Lutar Sem Temer).

Sobre o processo eleitoral, Arthur Avelar também avaliou como tranquilo. Já quanto à participação de cerca de 28% dos 18.423 alunos com possibilidade de votar, Avelar opinou: “foi um resultado positivo pela circunstância, já que ficamos um ano e meio sem DCE.”.

Em referência à gestão, o novo presidente do DCE priorizou dois aspectos: segurança e assistência estudantil. Além disso, Arthur Avelar citou alguns dos principais pontos que o grupo terá como foco durante a gestão. “Vamos priorizar moradia estudantil, estrutura da UFJF, reestruturação do DCE, além de reuniões mais frequentes com os alunos e uma nova identidade visual.”. Como grande meta, Avelar enfatizou a criação da Coordenadoria de Movimentos Sociais, que terá “contato direto e constante com os coletivos na universidade.”