(Foto: Géssica Leine)

Estão disponíveis dissertações e teses defendidas de 2012 a 2016 (Foto: Géssica Leine)

O Repositório Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) armazena atualmente 1.405 dissertações e 184 teses defendidas nos seus 39 programas de pós-graduação. No ar desde o final de 2015, a plataforma substitui a antiga Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e tem como objetivo reunir, preservar, organizar e tornar acessível a produção intelectual da instituição à população.

Estão disponíveis dissertações e teses defendidas de 2012 a 2016, em consonância com as diretrizes da Capes. A atualização da base de dados é diária e pretende resgatar as produções também dos anos anteriores. A bibliotecária responsável pelo Repositório, Adriana Oliveira, ressalta que “o objetivo principal neste momento é colocar 100% das publicações desde 2008, quando foi institucionalizado o envio, pelos programas de pós-graduação, de CD’s com as teses ou dissertações, juntamente com a autorização do autor”.

As funcionalidades da plataforma – que utiliza o sistema Dspace, empregado por diversos  repositórios do mundo – permitem também a inclusão de  outros tipos de produção intelectual, como artigos científicos. “A intenção é de ter toda a produção científica dos docentes, pesquisadores, servidores técnicos administrativos, alunos de graduação e pós-graduação vinculados à UFJF reunida em um só lugar”, explica a bibliotecária da Biblioteca Central, Roberta Dannemann.

Como publicar e pesquisar?

Para o autor disponibilizar sua dissertação ou tese no repositório, é necessário preencher e assinar uma autorização prévia, disponível no site do Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) da UFJF, na aba de “Serviços”. As dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação são enviadas à Pró-reitoria de Pós-Graduação e encaminhadas posteriormente à Biblioteca Central.

Já para quem deseja consultar os documentos, a ferramenta é simples. Basta o usuário acessar o site, clicar na barra de pesquisa e colocar as palavras-chave de interesse. Os resultados aparecerão em seguida com todos os trabalhos relacionados. Também é possível pesquisar diretamente pelo nome do autor, assunto, campo de pesquisa acadêmica e ano de publicação. Os trabalhos podem ser baixados em pdf na íntegra. O Repositório também está disponível em inglês e espanhol.

Repositório Institucional: https://repositorio.ufjf.br/jspui/

Outras informações: http://www.ufjf.br/biblioteca/servicos/