A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa regulamentou em abril deste ano a resolução número 510, específica para as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Diante disso, a partir de agora todas as pesquisas dessas áreas que envolvem seres humanos deverão ser submetidas a avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Com o intuito de esclarecer a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acerca deste assunto, o diretor da Faculdade de Comunicação Social (Facom), Jorge Felz, organizou uma reunião aberta a todos os interessado, onde serão tiradas dúvidas em relação às novas regras.O evento acontecerá nesta segunda,11, às 10h30, no anfiteatro da Facom.

“Já havia o entendimento de que todas as pesquisas com humanos deveriam passar pelo Comitê de Ética, mas, por falta de uma especificação para as áreas de Humanas e Sociais, isto acabava se aplicando somente às ciências da saúde. Com esta resolução, é preciso entender quais são as novas exigências do CEP”, comenta Felz.

O professor esclarece que nesta reunião serão esclarecidas as regras de como devem ser feitas as submissões, quais os tipos de trabalho devem seguir esta exigência, qual a documentação deverá ser apresentada para a publicação, entre outros detalhes. “Todos os trabalhos provenientes de pesquisa com humanos, para serem publicados, precisam de submissão ao CEP, incluindo trabalhos de conclusão de curso (TCCs), artigos e até livros (veja a lista completa), por isso é fundamental a participação dos alunos nesta reunião”.

Maria Lúcia Carmona, secretária do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFJF, falou sobre a importância de se submeter o projeto à avaliação do comitê com antecedência. “ projetos que não haviam sido aprovados, e depois de o artigo terminado, não tinha mais como voltar atrás.”.

Outras informações: