cartaz lançamento andré edimilson

Na tarde deste sábado, 9, o cheiro de pão fresco estará misturado a um clima de poesia, discotecagem e arte. Os professores  da Faculdade de Letras da UFJF André Monteiro e Edimilson de Almeida Pereira lançam seus respectivos livros “Uma Prosa de Sócrates” (Macondo Edições) e “Coletânea de novos poemas, um conjunto de três livros de poemas” (Mazza Edições). O lançamento de ambos será feito em conjunto, a partir das 16h, na Bartlebee – Pães e Livros (Rua Antônio Atalf 460, Cascatinha).

Ao falar do local de lançamento do livro, o professor André brinca com a poesia de outro escritor:  “Acho muito bacana lançar um livro numa editora que, ao mesmo tempo, é padaria. Isso me lembra aquele ‘Escapulário’ de Oswald de Andrade: ‘No Pão de Açúcar/ De Cada Dia/Dai-nos Senhor/A Poesia/De Cada Dia’”.

Todo o processo de edição, impressão, corte e acabamento é feito pelos editores, e os livros serão vendidos pelo preço de custo, apenas com o objetivo de pagarem os próprios gastos de produção.

Uma Prosa de Sócrates

capa-uma-prosa-de-sócratesApesar de Sócrates não ter deixado nenhum registro escrito, seus ensinamentos foram difundidos por Platão, seu discípulo. Suas contribuições têm enorme peso para a cultura e a filosofia ocidental. O livro de Monteiro traz uma leitura de um personagem pouco explorado mas, ainda sim, presente nos textos platônicos. O texto traz um Sócrates mais coloquial e mais preocupado com a questão do lúdico nas mentes e corpos.

“O livro surgiu da grandeza indizível dos acontecimentos. A poesia não é a palavra. A poesia é grande e não tem cabimento. Mas a poesia precisa da palavra. É através dela que se pode dizer o que não se pode dizer. Escrever, pra mim, é isso, esse paradoxo: sair por aí procurando palavras para suportar a grandeza do acontecimento de tudo que me é insuportável,” afirma.

Coletânea de novos poemas, um conjunto de três livros de poemas

gelrasJá Edimilson Pereira, em sua coletânea, reúne poemas de publicações anteriores, como Relva, magnot,o e Guelra. O autor usa da metafísica e do expressionismo para abordar temas como memória e demandas sociais, com um humor sutilmente ácido. Os três livros podem ser adquiridos em conjunto na Coletânea de Novos Poemas ou separadamente.

A tarde contará ainda com a exibição do curta de André Monteiro e Rafael Senraque, que leva o mesmo nome do livro a ser lançado. Haverá também discotecagem em vinil de Gabriel Lima Monteiro e leituras de Anelise Freitas, Edmon Neto, Fernanda Vivacqua, Laura Assis, Marcos Marinho e Otávio Campos.

Outras informações: (32) 2102-3150 (Faculdade de Letras)