(Foto: Géssica Leine)

Entre 6 e 10 de julho, grupo organiza exposição, lançamento de livros, de site, espetáculos e desfile (Foto: Géssica Leine)

O palco do Teatro do Forum da Cultura, da UFJF, será , mais uma vez, o espaço de celebração do aniversário do Grupo Divulgação (GD), que celebra seu Jubileu de Ouro. Confira a programação comemorativa:     

Mostra “Divulgação 50”
Quarta-feira, dia 6 de julho, 19h30
Exposição: Abertura da mostra “Divulgação 50”
Visitações: Até o dia 29 de julho, de segunda a sexta, das 14 às 18h

“Divulgação 50” marca uma passagem do Grupo Divulgação na área das artes plásticas. Assim, através da fotografia, em painéis organizados por décadas, vai se mostrar a trajetória do GD a partir da sua fundação, em 1966, até a comemoração do seu cinquentenário, em 2016. Essa exposição vai ocupar a Galeria de Arte, do Forum da Cultura.

No Museu de Cultura Popular estarão à mostra máscaras que foram feitas durante anos para os diversos espetáculos, mostrando um trabalho de desenvolvimento plástico, inspirado na pesquisa no campo da cultura popular e erudita, que possibilitou a criação de vários objetos que inundaram as diversas montagens do grupo. São 18 máscaras e, além disso, uma vitrine exibirá comendas e medalhas que o GD recebeu ao longo desses 50 anos.

(Foto: Humberto Nicoline)

Grupo celebra Jubileu de Ouro (Foto: Humberto Nicoline)

Na sala de vídeo, haverá maquetes de espetáculos que fazem parte do projeto de extensão “Criação Cenográfica”, desenvolvido há mais de 20 anos por alunos da UFJF. Essas maquetes cobrem uma boa parte do trabalho cenográfico apresentado pelo GD em suas peças. Em certo sentido, ela abrange praticamente toda a história do teatro, do grego ao contemporâneo, do teatro brasileiro e ao teatro tipicamente juiz-forano representado pela dramaturgia criada dentro do próprio grupo. Além disso, teremos alguns trajes, figurinos e partes de cenários de espetáculos infantis e adultos.

Quarta-feira, dia 6 de julho, 20h
Espetáculo: Uma aula de teatro” – Núcleo de Adolescentes
Entrada gratuita (levando em consideração a capacidade do teatro)

Comemorando o cinquentenário do Grupo Divulgação, a programação tem início com o espetáculo “Uma aula de teatro”, encenado pelo Núcleo de Adolescentes. O espetáculo mostra, na prática, o trabalho do Divulgação e como os seus alunos são iniciados nas artes cênicas. São sete estações que serão mostradas no palco: a Estação do Afeto, que é a entrada dos atores no grupo; a Estação da Garra; a Estação da Felicidade; a Estação da Busca; a Estação da Molecagem, que é a estação da brincadeira; a Estação da Aprendizagem e a Estação da Avaliação.

De acordo com o diretor e dramaturgo José Luiz Ribeiro, “em cada uma dessas estações estão presentes músicas que são usadas para o desenvolvimento afetivo e sensorial dos alunos que fazem o nosso curso. Nós começamos com uma saudação à plateia, depois mostramos a garra com a “Tropa de elite” e finalizamos com “A cidade Feliz’”. Além disso, ao final, na Estação da Avaliação, os atores vão mostrar um trabalho de natureza prática, feito em cima de três textos de cordel: “A língua de mulher faladeira”, trabalho assinado pelo cordelista Rodolfo Coelho Cavalcanti; “Lágrimas de um jumento apaixonado”, texto clássico nordestino de José Pedro Pontual  e “A peleja do cordel com a internet”, de Walter Medeiros.

Assim, por meio dos versos da cultura popular, esses adolescentes conseguem, então, entrar na alma do povo brasileiro. Durante o espetáculo, que tem duração média de 45 minutos, eles vão mostrar o aprendizado do primeiro semestre de 2016. O elenco é composto por Ana Beatriz Ferreira, Ana Júlia Guedes, Camila Medeiros, Clara Dustan, Diego Corrêa, Frederico Guimarães, Gabriella Borges, Geovana Barros, Helena Machado, Hélio José Rosa, Júlia Pimentel, Lara Souza, Larissa Santos, Lívia de Assis, Lucas Mendes, Marina Bomtempo, Phablo Figueiredo, Rafhael Sartini, Rodrigo Julião, Victor Cézar Lima.

Quinta-feira, dia 7 de julho, 20h
Espetáculo: “Cora, luar e cantar” – Núcleo da Terceira Idade
Entrada gratuita (levando em consideração a capacidade do teatro)

Para o dia 7 de julho, data em que foi realizado, em 1966, o primeiro espetáculo do Grupo Divulgação “Amor em verso e canção”, escolhemos o nosso elenco da Terceira Idade para homenagear esse grande momento. Para isso, será encenado o espetáculo “Cora, luar e cantar”, reunindo músicas de ciranda do cancioneiro popular, com os poemas de Cora Coralina. O espetáculo é o resultado do trabalho realizado no primeiro semestre com o Núcleo da Terceira Idade. O Workshop de Interpretação para a Terceira Idade foi criado em 1994 e completa, em 2016, 22 anos de atuação.  

O elenco é formado pelos seguintes atores: Adélia Bassani, América Naves, Áurea Lins, Cida Fracetti, Dalva Salazar, Dilma Barros, Hilda Moraes, Íris Lima, Jorge de Sá, José Homero, José Paulo da Silva, Maria Inocência Viríssimo, Maria Isabel Barbosa, Nilda Rita Gonçalves, Nilda Weber, Olinda Sixel, Ruth Fiorese, Sônia Leonel, Telma Nogueira, Vera Lúcia Domingos, Vilma Nunes, Vitor Rodrigues, Waldete Belcavello e Zuleide Simão.  

Quinta-feira, dia 7 de julho, 20h30
Lançamento do livro: “Cancioneiro Divulgação” – de José Luiz Ribeiro

“Cancioneiro Divulgação” é uma obra escrita por José Luiz Ribeiro, toda em sextilhas, que culminou na formatação de um álbum de retratos dos 50 anos do GD. São versos que legendam momentos históricos, montagens celebradas e realizações nos mais diversos feitos. Passando pelos espaços, repertórios e unindo nomes, o livro começa com Juiz de Fora no tempo da Faculdade de Filosofia e Letras, no Alto dos Passos, quando o bonde deixava os alunos na porta da Faculdade. São 430 fotografias feitas pelos mais renomados fotógrafos, que durante esses 50 anos, documentaram a história do Divulgação.

Para o autor, “esse livro surgiu praticamente no repente, pois estávamos pensando em fazer uma obra com uma escritura maior, ano a ano, com comentários sobre bastidores do GD. Por motivos de dificuldades temporais, não conseguimos finalizar este projeto, mas a publicação está programada para ser feita por Ieda Alcântara. Porém, não poderíamos deixar passar esse momento sem a realização de um trabalho que documentasse os 50 anos do Grupo Divulgação. Esse livro é um tributo aos 50 anos do GD e é dedicado a uma “elite operária”, que trabalhou de forma muito rica para que o Divulgação chegasse ao seu Jubileu de Ouro.”

O projeto gráfico do livro foi feito por José Luiz Ribeiro, a diagramação e o tratamento de imagens por Franciane Lúcia, a capa foi assinada por Augusto França, a revisão e a pesquisa são de Márcia Falabella, com tratamento de imagens feitas por Messias Matheus e Saulo Machado e a colaboração de Douglas Zimmermann e Victor Dousseau.

Sexta-feira, dia 8 de julho, 20h
Espetáculo: “Cantoria do Divulgação” – Atores e ex-integrantes do GD
Entrada gratuita (levando em consideração a capacidade do teatro)

A música marcou a história do GD. Da compositora Suely Costa ao compositor Maurício Tapajós, passando por Eduardo Arbex, Márcio Itaboray e José Luiz Ribeiro, as composições musicais contribuíram para que os espetáculos fossem curtidos sonoramente. O Divulgação sempre teve em seus espetáculos uma necessidade de um apoio sonoro, quer no campo da sonoplastia ou no campo da musicalidade, pois muitos de seus espetáculos são musicais. “Cantoria do Divulgação” vai juntar velhos amigos que fizeram parte do Divulgação, mas que não se desligaram da sua emoção. Eles estarão no palco cantando músicas que marcaram a história do GD, nas suas mais diversas montagens.

Sexta-feira, dia 8 de julho, 21h15
Lançamento do site do GD

Será lançado na próxima sexta-feira, dia 8, o site do Grupo Divulgação. Atendendo às necessidades de uma sociedade cada vez mais virtual, o novo espaço pretende atrair ainda mais o público fiel, que acompanha o grupo há décadas, como também apresentar parte do seu acervo para além das fronteiras físicas.

De acordo com a professora, atriz do GD e idealizadora do site, Márcia Falabella, a criação do espaço virtual era um antigo sonho que começou a se tornar realidade em 2014.  “A ideia surgiu de uma conversa com o webdesigner Bruno Falabella, que acabara de fazer um mestrado nessa área na Inglaterra e conhecia de perto a importância do GD, bem como o material iconográfico e textual do grupo. Um trabalho que começou acerca de dois anos. E foi um trabalho de fôlego”.

O site foi pensado e planejado buscando uma linha de leitura prática e objetiva incluindo toda a história do GD. Os internautas terão acesso aos programas, cartazes, fotografias de todos os espetáculos, além de trailers das peças registradas em vídeo a partir de 1985, ano em que os espetáculos começaram a ser filmados. O espaço será um repositório da memória do Divulgação na internet e contribuirá para a pesquisa e a difusão do trabalho do grupo além da localidade. “O resultado estético nos agradou muito, pois buscamos uma identidade visual que casou com a identidade que o grupo já trabalhava”, comemora Márcia Falabella.

Sábado, dia 9 de julho, 10h
Desfile: Calçadão da Halfeld
Visitação: no Campus da UFJF

A manhã do sábado, dia 9, será dedicada ao encontro com os velhos amigos. O GD vai receber gente do Brasil inteiro para assistir aos espetáculos e participar dessa grande confraternização. Às 9h, os atores, alunos, amigos e ex-integrantes do GD farão um desfile pelo Calçadão da Halfeld. O diretor do Grupo Divulgação relembra momentos vividos neste espaço. “O Calçadão é conhecido por todo integrante e ex-membro do GD, pois panfletamos neste local durante 50 anos! Havia um tempo em que podíamos colocar uma banquinha com as fotos e lá encontrávamos com as pessoas e fazíamos a divulgação dos nossos espetáculos. Era um ponto de encontro que foi retirado pelas modernidades das leis municipais. Mas ainda continuamos com a nossa panfletagem”, recorda José Luiz.

Ao final dessa passeata, o grupo seguirá para o Campus da UFJF, onde visitará a exposição a céu aberto composta pelos banners alusivos aos 50 anos do GD desenvolvidos pela Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. “Iremos fazer muitas selfies para guardar de lembrança dessas pessoas e momentos especiais”, comenta o diretor do GD.

Sábado, dia 9 de julho, 16h
Espetáculo infantil: “Anjos e desarranjos”- de José Luiz Ribeiro
Entrada gratuita (levando em consideração a capacidade do teatro)

Sábado, dia 9 de julho, 20h30
Espetáculo: “Romeu e Julieta”- de Shakespeare, versão de José Luiz Ribeiro
Entrada gratuita (levando em consideração a capacidade do teatro)

Serviço
Forum da Cultura da UFJF
Rua: Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora/MG
Telefone: (32) 3215 – 3850