Com o tema “Discursos em Comunicação e Saúde” será realizado na próxima sexta-feira, dia 8, a  II Jornada Sensus, do grupo de estudos Sensus, da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento acontecerá das 16h às 20h, na Sala de Demonstração da Faculdade de Educação. Participarão das mesas pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (PPGCOM) e em Ciências da Informação e Comunicação Social (PPGICS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro.

O Sensus, criado em 2012, é um grupo de pesquisa voltado para estudos sobre a relação entre mídias e saúde, coordenado pelo professor Wedencley Alves Santana. O conceito de saúde com que trabalha o grupo é amplo, envolvendo questões que vão desde a cobertura jornalística sobre epidemias, até temáticas como sexualidade, violência e mal-estar social. O Sensus está lotado na Facom e é certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizando reuniões semanais para a discussão das temáticas relativas à saúde.

Wedencley Alves Santana leciona na Facom e no programa de pós-graduação, no qual integra a linha Comunicação e Poder. Com pós-doutorado pela Ehess (França), possui doutorado em Linguística na Unicamp (2007) e mestrado em Comunicação pela UFF (2002). O professor ressalta a importância das abordagens de questões relativas a saúde e comunicação: “Não é possível pensar o sentido de saúde sem pensar nos largos dos meios de comunicação. Todas as discussões quanto as definições de bem-estar e saúde tem de ter a comunicação posta em pauta”. Santana espera uma participação semelhante a da primeira edição do evento, que contou com cerca de 45 pessoas.

O ex-aluno da UFJF e doutorando em Informação e Comunicação em Saúde pela Fiocruz, Allan Gouvêa, abre a segunda mesa de debates tratando do câncer, tema que desenvolve pesquisa desde 2012, verificando a abordagem da enfermidade dentro da mídia. A mesa conta também com uma pesquisa sobre a epidemia de meningite durante a ditadura militar, tema que foi abordado em um curta-metragem de 2014. A relação da doença no período junto à imprensa é o objeto apresentado por Catarina Schneider, também doutoranda da Fiocruz.

A Jornada Sensus é um encontro anual que tem como objetivo a apresentação de pesquisas concluídas e em andamento, realizadas por mestrandos, mestres e doutores tanto do grupo Sensus quanto de convidados de outras instituições. Além das jornadas, o grupo realizou em maio de 2015 uma discussão sobre tolerância e gênero, conduzida pela mestra Alice Bittencourt. A participação é aberta a toda a comunidade e gratuita, conferindo certificado mediante à inscrição no link .

Confira a programação completa da II Jornada Sensus