outubro

“Do curta às telas: o desafio da produção e exibição” será tema de debate (Foto: Divulgação)

O Museu Mariano Procópio recebe durante essa semana o 17º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. O evento conta com o apoio do “Cineclube Movimento”, projeto de extensão do Grupo de Pesquisa “CPCine: História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual”, do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com a professora Alessandra Brum, responsável pelo Cineclube Movimento, graças à parceria com o projeto, pela primeira vez, a mostra não se restringe a exibições de filmes infantis, mas também de curtas para o público adulto. Além disso, é uma forma de reforçar o propósito do projeto de extensão. “O Cineclube já tem como objetivo ser um espaço de exibição de filmes e democratização. A parceria contribui para o desenvolvimento do processo crítico e também de uma formação de público na cidade”, afirma.

Na quarta-feira, 6, o evento acontece no Parque do Museu Mariano Procópio, a partir das 17h. A programação integrará o projeto “Férias no Museu”, com exibição de nove curtas de diferentes países, voltados para o público infantil, com censura livre.

O festival se encerra na sexta-feira, 8, a partir das 18h30, com exibição de cinco filmes, com classificação acima de 12 anos. Logo em seguida, haverá o debate “Do curta às telas: o desafio da produção e exibição”, mediado por Alessandra. A mesa contará ainda com a participação dos alunos Fabiana Panini, Yammaris Oliveira, Daniel Morais e Altiere Leal.

Para o último dia, será necessário realizar inscrição pelo telefone (32) 3690-2027. As vagas são limitadas.

FESTCURTASBH

Cineclube Movimento