Alunos de graduação e pós graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participarão na quarta-feira, dia 6, da aula “A linguagem cética em Sexto Empírico”, ministrada pela professora Ana Paula El-Jaick. O encontro, às 19h, no anfiteatro do antigo Instituto de Ciências Humanas (ICH), é o segundo de um ciclo promovido pelo Grupo de Estudos Linguagens Mestiças e pelo Grupo de Estudos Traços, junto ao Programa de Pós Graduação em Estudos Literários e a Licenciatura de Espanhol. A aula é aberta a todos os interessados e garante certificado de participação.

A proposta do aulão é que a linguagem dentro da literatura seja vista sob perspectivas filosóficas, trazendo discussões sobre como a linguagem literária se apresenta em relação ao contexto social e político e à realidade vivida em sociedade. E, ainda, sobre como os autores percebem este papel desempenhado por suas escritas.

“No caso do Sexto Empírico, será discutida a realidade do ceticismo entre os escritores, como eles enxergam a linguagem (literária) no sentido filosófico. Isso nos leva a refletir como esta linguagem é pensada com relação à realidade e ao contexto que vivemos.”, explica a professora da Faculdade de Letras e organizadora dos encontros, Silvina Carrizo. Ela ressalta que as aulas aprofundam os estudos da linguagem dentro da literatura.

Além desta temática, os encontros propõem debates sobre a participação do indivíduo nesse contexto. “No próximo encontro, serão trazidas reflexões à luz do filósofo Pêcheaux, que propõe a análise do discurso, inserindo o indivíduo no meio político e entendendo os diferentes significados e ideologias a partir da linguística.”

As aulas deste ciclo trazem aos alunos a perspectiva de aulas públicas, que reúnem centenas de estudantes, seguindo o modelo de universidades de outros países sul-americanos. De acordo com Silvina, as aulas ministradas desta forma têm como proposta principal centralizar os alunos em discussões monolinguísticas.

Outras informações: (32) 2102-3150 (Faculdade de Letras-UFJF)