Miguel Proença

Em mais de 50 anos de música, Miguel Proença vem dedicando parte importante de sua carreira ao ensino (Foto: Divulgação)

Em sua oitava edição, o tradicional projeto Piano Brasil, uma das principais iniciativas da música erudita brasileira, traz a cidade de Juiz de Fora, nos próximos dias 5 e 6 de julho, o pianista Miguel Proença, integrante do Wall of Fame da Steinway & Sons de Hamburgo, onde figura ao lado dos maiores pianistas de todos os tempos.

O projeto busca aliar o ensino da música com a democratização do acesso à cultura e é dividido em três etapas, todas gratuitas: Ensaio aberto, destinado a estudantes de música do ensino público (dia 5, às 14h); Masterclass, voltado para estudantes de música – piano e de câmara -, professores e músicos profissionais (dia 5, às 16h); e Recital, aberto ao público (dia 6, às 20h) com repertório repleto de clássicos da música erudita – J. Brahms, Villa-Lobos, Debussy e Chopin.

Todos os eventos serão realizados no teatro Pró-Música, na Av. Barão do Rio Branco, 2329 – Centro. A retirada de ingressos para o recital estará aberta a partir das 18h. As inscrições para ensaio e masterclass devem ser submetidas pelo e-mail: branco@brancoprocucoes.com ou pelo telefone (51) 3231 4142. Todas as atividades são gratuitas.

Sobre Miguel Proença e Piano Brasil VIII Juiz de Fora

Aliado a notável gênio musical, não falta a Miguel Proença o dom do magistério. Em mais de 50 anos de música vem dedicando parte importante de seu tempo para exercitar o ensino e a partilha de seus conhecimentos entre milhares de alunos por todo mundo. Doutor em Música pela Escola Superior de Música de Hannover, foi professor convidado da Universidade de Música de Karlsruhe, Alemanha, e professor na  Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Natural de Quaraí, Rio Grande do Sul, e hoje radicado no Rio de Janeiro, Miguel Proença possui extensa discografia com mais de 20 gravações. Exerceu cargos de diretor artístico do Teatro do SESI de Porto Alegre, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, diretor da Sala Cecília Meireles e diretor da Escola de Música Villa-Lobos. Realizou inúmeros recitais na Europa, EUA e Ásia, com entusiasmada reação da crítica, e foi jurado de diversos concursos de piano internacionais.

O projeto Piano Brasil já esteve em mais de 135 cidades, transformando ensaios em fonte para a iniciação à música erudita e servindo de estímulo para potenciais talentos, que além das lições do mestre recebem gratuitamente cartilha exclusiva assinada pelo Maestro Ricardo Prado com ilustrações de Bruna Assis Brasil.  Juiz de Fora é uma das 15 cidades que fazem parte do circuito 2016.

Veja Miguel Proença executando a Valsa da Dor, de Heitor Villa-Lobos: https://www.youtube.com/watch?v=7haMoFlbd9I

Local: Teatro Pró-Música – Av. Barão do Rio Branco, 2329 – Centro

Ensaio Aberto: 05/07/16 – 14h

Masterclass: 05/07/16 – 16h

Recital: 06/07/16 – 20h (retirada de ingressos a partir das 18h)

Todas as atividades com entrada franca.

Inscrições para Ensaio e Masterclass em branco@brancoprocucoes.com / (51) 3231 4142

Atualizada às 10h13 do dia 06/07/2016