sfsfs

Estudo propõe a adoção de medidas efetivas para o auxílio na aprendizagem da disciplina (Foto: Caique Cahon)

O mestrando Francisco Jucivânio Félix de Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAEd), defendeu, nessa segunda-feira, 4, a dissertação “Reflexões Sobre a Apropriação de Resultados de Matemática do Spaece – O Caso da Escola do Jabuti”.

O trabalho analisou, entre os anos 2012 e 2014, a situação do desempenho em matemática de alunos de uma escola de Ensino Médio pertencente à Rede Estadual de Ensino do Ceará, com base nos resultados do Sistema Permanente de avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). O estudo faz conexão entre a gestão escolar e a apropriação dos resultados na disciplina de matemática para propor um plano de ações que auxilie na aprendizagem dos alunos.

Francisco, que escolheu o tema por ter sido coordenador da escola em análise, acredita que, “a partir dessa apropriação de resultados, será possível criar medidas efetivas para melhorar o ensino”. De acordo com o orientador, Marco Aurélio Kistemann Júnior, o trabalho situa-se como revelante para a comunidade escolar, pois apesar de apresentar o quadro de uma escola cearense, revela o cenário de muitas escolas brasileiras, que mostram a baixa proficiência dos alunos em matemática. “Com esses resultados, cabe à rede de ensino buscar trabalhar em parceria com a comunidade para promover uma melhora na aprendizagem e nas avaliações externas”.