A terra e seus homens - livro - pró-reitora Mônica Ribeiro de Oliveira Foto Divulgação

A obra deve ser lançada ainda este mês no Brasil (Foto:Divulgação)

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mônica Ribeiro de Oliveira, participa do Ceisal: 8º Congresso Internacional, com o tema “Tiempos posthegemónicos: sociedad, cultura y política en América Latina”, para o lançamento de seu livro: “A terra e seus homens – Roceiros livres de cor e senhores no longo do século XVIII”.  O evento, que começou no último dia 28 e termina nesta sexta-feira, 1º, acontece em Salamanca, na Espanha.

O texto, originalmente apresentado como tese para progressão a professora titular, resultou de pesquisas feitas nos últimos anos com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O objetivo da pesquisa, que resultou no livro, era reconstruir as vivências dos grupos que disputavam recursos naturais, terras e ouro no século XVIII. “Referimo-nos ao comportamento dos libertos, pardos, negros, forros, mestiços ou quaisquer outras nomenclaturas encontradas nas fontes”, explica Mônica.

O material analisado era composto por documentos que iam da primeira década de 1700 à metade do século XIX. Os sertões da Mantiqueira foram a principal área estudada, incluindo também uma série de povoados que foram ganhando importância na época.

O evento de lançamento é promovido pelo Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina (Ceisal) e pelo Instituto de Iberoamérica de la Universidad de Salamanca. O livro deve ser lançado ainda este mês no Brasil.