(Foto: Alexandre Dornelas)

O evento foi uma oportunidade para os acadêmicos trocarem experiências e aprendizados, e também para integração (Foto: Alexandre Dornelas)

Cerca de 170 alunos dos programas e grupos de educação tutorial (PET e GET) da UFJF se  reuniram na tarde dessa sexta-feira, 1º de julho, no Anfiteatro Engenheiro Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia, para o XV Inter PET/GET. O evento foi uma oportunidade para os acadêmicos trocarem experiências e aprendizados, e também para integração entre petianos e getianos de toda a Universidade.

Apesar de já estar na 15ª edição, é a terceira vez que o encontro reúne também os acadêmicos do GET. Para que a integração fosse efetiva, a estratégia adotada foi a formação de grupos de conversas, divididos por assuntos específicos em três momentos diferentes, além de uma reunião entre os tutores na qual cada um fazia um levantamento das ideias e projetos que surgiram durante as conversas e as experiências compartilhadas nos grupos.

Reunir projetos que unam todos os GETs e PETs, para que possam atuar de forma unificada, tem sido um das metas estabelecidas pelo evento. “Além da troca entre os alunos, há também o intercâmbio de conhecimentos com locais em que o GET e o PET têm uma forte ligação institucional, como a Pró-reitoria de Graduação”, disse Camilla Picoli, uma das organizadoras do encontro.

Foi a terceira vez que a integrante do PET da Faculdade de Educação Física e Desportos Roberta Belligoli participou do encontro. “Tive a oportunidade de conhecer o que está sendo desenvolvido nos outros grupos. A gente pode agregar novas experiências e uni-las a mais projetos para atender um número ainda maior de pessoas”, destacou.

(Foto: Alexandre Dornelas)

O professor Marconi Fonseca (à direita) desenvolve trabalhos com escolas estaduais, como o Concurso de Pontes (Foto: Alexandre Dornelas)

Para Edna Maria Gonçalves de Souza, técnico-administrativa em educação da Coordenação dos Programas de Bolsas de Graduação, a ideia de integrar os grupos de educação tutorial partiu da própria coordenação, tendo em vista que tanto os grupos, quanto os programas têm objetivos comuns. “A intenção é fortalecer esta articulação, ampliar e institucionalizar mais os nossos grupos e programas”, avalia.

Para a coordenadora dos programas de graduação, Marta Cristina da Silva, ações com esta além de estimular a produção do conhecimento dentro do campus, também são voltadas para a comunidade externa. “No grupo de pesquisa que eu participava há pouco, foram discutidas maneiras de dar suportes às ONGs e às escolas da rede estadual. É uma ação extensionista muito forte, que ao mesmo tempo está aliada ao ensino e à pesquisa, e isso é muito relevante”, finaliza.

A Universidade conta com seis PETs e nove GETs (Foto: Alexandre Dornelas)

As discussões entre os discentes das duas linhas de atuação produzem resultados e projetos que beneficiam várias comunidades e instituições de Juiz de Fora. É o caso do GET da Faculdade de Nutrição, que atualmente desenvolve um projeto de extensão com crianças, em que opções de alimentos saudáveis são oferecidas a elas com o acompanhamento dos pais.

“Agora queremos levar a ação para os idosos. Nesta fase da vida as pessoas perdem um pouco do paladar e da sede. Queremos ampliar esse projeto de extensão para estimular a alimentação deste público”, revelou a getiana da Nutrição, Maria Santos.

O professor Marconi Fonseca, tutor do PET da Faculdade de Engenharia Civil, desenvolve trabalhos com escolas estaduais, como o Concurso de Pontes. O programa vai até as escolas, onde os participantes explicam como é o processo de montagem de uma ponte, e, por fim, é montada uma estrutura de papel. O passo seguinte é o rompimento da ponte, que é submetida a uma carga de 10kg.

“O mais interessante deste projeto é que no sábado os alunos das escolas onde o projeto é desenvolvido, trazem seus pais, irmão e familiares para a Universidade. Conseguimos fazer com que a população venha até a UFJF e participe de um projeto como este”, afirma o tutor.

Atualmente, a Universidade conta com seis PETs nas faculdades de Engenharia Elétrica, Comunicação, Engenharia Civil, Psicologia, Educação Física, Odontologia e nove GETs nos cursos de Arquitetura, Biologia, Ciência da Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Computacional, Medicina, Nutrição e Turismo.