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Victória Sabatine de Paiva Neves mapeou quais instituições mais contratam os profissionais e qual é o trabalho deles na área de educação (Foto: Alexandre Dornelas)

A mestranda Victória Sabatine de Paiva Neves, do Programa de Pós-graduação em Serviço Social, defendeu nesta sexta-feira, 1º de julho, a dissertação ”Serviço Social na Área da Educação: Condições e Relações de Trabalho dos Assistentes Sociais no Município de Juiz de Fora”. O trabalho apresenta uma pesquisa empírica em todas as instituições de ensino que contam com o trabalho do assistente social.

Através da aplicação de um questionário semi-estruturado, a pesquisa busca analisar as condições e as relações de trabalho desse profissional para mapear quais instituições mais contratam esse profissional, se são públicas ou privadas, além de avaliar qual é o trabalho que eles têm realizado na área da educação.

Verifica-se que a maior parte dos assistentes sociais que trabalham na educação é requisitada, exclusivamente, para análise de condições socioeconômicas para a concessão de bolsas. No entanto, Victória explica que essa não é a única competência do profissional, que problematiza sua própria situação de atuação, em que “muitas vezes, a extensa gama de trabalho a ser realizado por um pequeno número de assistentes sociais em uma instituição, leva à precarização do trabalho”. Essa situação resulta em adoecimento físico e psicológico”

A orientadora Ana lívia de Souza Coimbra, atenta para a importância da dissertação. “Entender as condições de trabalho desses profissionais e quais relações de trabalho são construídas tem impacto na forma como o serviço é oferecido para a população. A partir dos resultados encontrados, é possível redimensionar, reelaborar essa ação profissional realizada na área da educação para que os beneficiários, os usuários do serviço social, tenham mais acesso de qualidade e adequado ao seu direito”, afirma.