sfsfs

Estudo das diferenças salariais inter-ocupacionais dentro de cada empresa auxilia na análise de questões de desigualdade de renda no país (Foto: Géssica Leine)

A mestranda Carolina Moraes Sarmento de Assis, do Programa de Pós-Graduação em Economia, defendeu, nesta quinta-feira, 30, a dissertação “Market-share e diferenciais salariais inter-ocupacionais: uma análise em painel para o setor industrial brasileiro de 2007 a 2013″. A pesquisa busca averiguar se existe alguma relação entre o poder de mercado que as indústrias brasileiras têm no mercado de produto e o salário que elas pagam para as diferentes ocupações dos seus empregados.

“O tema foi escolhido por ser estilizado em nossa área e por usar um método estatístico que possibilita minha pesquisa nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos”, explica a mestranda.

A dissertação se desenvolveu por meio de pesquisa de literatura e de pesquisa de dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o que resultou numa sigilosa investigação e acompanhamento da remuneração de cada pessoa no Brasil e de toda a estrutura financeira das empresas nacionais.

Para a orientador Ricardo da Silva Freguglia, a pesquisa é de importância para a sociedade no sentido de investigar como o poder de mercado das empresas reflete em termos de desigualdade salarial dos trabalhadores no mercado de trabalho formal. ”Considerando que o Brasil é um dos países que têm uma das maiores desigualdades de renda do mundo, analisar a desigualdade salarial é investigar uma questão de altíssima importância para o cenário nacional, ou seja, os fatores que contribuem para uma maior ou menor desigualdade de renda no país”, destaca.