Photo credit: aViaTioNuT via Visual Hunt / CC BY-NC-ND

Pesquisa avaliou consumo a partir de Matrizes de Contabilidade Social (Foto: aViaTioNuT via Visual Hunt / CC BY-NC-ND)

O mestrando Leonardo Cordeiro de Farias Viggiano, do Programa de Pós-Graduação em Economia, defendeu, nesta quinta, 30, a dissertação “Dois ensaios sobre a economia brasileira: análises sistêmicas da estrutura produtiva e do setor energético”.

A dissertação apresenta uma análise sistêmica tanto da estrutura produtiva brasileira como da estrutura do setor energético nacional para os anos de 2005 e 2011, a partir de Matrizes de Contabilidade Social (MCS). O trabalho foi dividido em dois ensaios. O primeiro faz uma analise de todos os setores da economia e o segundo, de maneira mais especifica, avalia o setor energético, com o objetivo de identificar os padrões entre o consumo de cada setor e suas respectivas características de produção.

Leonardo, que escolheu o tema de sua dissertação através de pesquisas desenvolvidas em sua bolsa de iniciação cientifica, explica que “os resultados atestaram o caráter renovável do consumo energético nacional, além de demonstrar que as famílias possuem características de consumo de energia próximas da média dos setores produtivos nacionais.”

De acordo com o orientador, Fernando Salgueiro Perobelli, o trabalho contribui para o aumento do conhecimento sobre o setor energético, que é vital para a sociedade. “Quanto mais estudos que mapeiam o setor, mais conhecimento estará disponível para ajudar o formulador da pesquisa econômica a entendê-lo e se posicionar de forma antecipada a alguma crise, por exemplo.”