Grupos são uma oportunidade dos alunos iniciarem na pesquisa científica  (Foto: Caique Cahon)

Grupos são uma oportunidade dos alunos iniciarem na pesquisa científica (Foto: Caique Cahon)

Acadêmicos dos programas e grupos de educação tutorial (PET e GET) da UFJF se reúnem na sexta-feira, 1º, para participar do XV InterPET/GET, evento que visa possibilitar a integração, troca de experiências e aprendizado entre os participantes.

O encontro terá inicio às 13h no Anfiteatro Engenheiro Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia, e contará com dinâmicas, apresentações e grupos de discussões. As inscrições, no valor de R$15, podem ser feitas no local do evento e é restrita a membros de PETs e GETs da UFJF, além de tutores e egressos. Serão emitidos certificados para os participantes.

“O evento possibilita conhecer a fundo outros programas e grupos e assim trocar experiências e formar novas parcerias de projetos”, explica a coordenadora da comissão do InterPET/GET, Camila Picoli de Oliveira. Confira a programação completa do evento.

PETs e GETs

Os Programas e Grupos de Educação Tutorial desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com o conteúdo curricular do curso de graduação a que estão ligados, tendo como objetivo proporcionar aos participantes experiências individuais e coletivas que tornem melhor sua formação acadêmica e pessoal.

Produção de artigos científicos com orientação de professores, criação de módulos e oficinas nas quais são discutidos temas voltados ao conteúdo do curso e desenvolvimento de projetos que permitem o estudante realizar trabalhos práticos estão entre as atividades dos grupos.

O  interesse pela pesquisa acadêmica e as possibilidades de futuro profissional que o programa tutorial oferece foram determinantes para a escolha do estudante de Jornalismo Gabriel Ferreira “O PET é uma ótima porta de entrada para a iniciação científica e também para a vida acadêmica. O contato que se tem com o tutor e com os colaboradores é determinante nesse aspecto”, diz o aluno, há sete meses como petiano e interessado na relação entre jornalismo esportivo e entretenimento.

Na área da extensão, os participantes têm oportunidades de desenvolver importantes atividades práticas, como explica o professor Fábio Lima, tutor do GET da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). “Abordamos, por exemplo, questões sobre o desenvolvimento da cidade, com a aproximação, principalmente, das áreas que ficam à margem, no apoio de projetos e regularização dentro destes locais. É importante não ficar só no ambiente acadêmico, desenvolver ações sociais faz com que o aluno tenha um olhar diferenciado e adquira um repertório maior”.

Atualmente, a Universidade conta com seis PETs nas faculdades de Engenharia Elétrica, Comunicação, Engenharia Civil, Psicologia, Educação Física, Odontologia e nove GETs nos cursos de Arquitetura, Biologia, Ciência da Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Computacional, Medicina, Nutrição e Turismo.