sfs

Trabalho aborda aspectos importantes das políticas sociais e necessários para o entendimento das mudanças ocorridas na cidade (Foto: Caique Cahon)

A mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO), Lilian Aparecida de Souza, defendeu, nesta segunda, 27, a dissertação “A Produção Desigual do Espaço Urbano de Juiz de Fora: A Ocupação Vila Barroso”. De acordo com Lilian, o trabalho aborda aspectos importantes das políticas sociais e necessários para o entendimento das mudanças ocorridas na cidade.

“A demanda de estudo dos movimentos sociais já era notada, mas se intensificou através de uma especialização feita na Faculdade de Serviço Social da UFJF, em parceria com a escola Nacional Florestan Fernandes, marco do movimento MST, que me permitiu trazer a perspectiva do sujeito para a pesquisa, sujeito esse que muitas vezes é invisível”, defende a mestranda, sobre a necessidade de estudo de movimentos ligados a questões urbanas.

O objeto de análise foi um deslocamento de uma ocupação espontânea, surgida em 1999, localizado em terreno particular para casas do Programa “Minha casa, Minha Vida”, do Governo Federal em meados dos anos 2015, e as consequências deste, onde Lilian estava envolvida, observando de perto o objeto de pesquisa.

Para a orientadora, Clarice Cassab Torres, o assunto é relevante por ajudar a compreender o cotidiano dos sujeitos sociais na distribuição desigual do espaço urbano. “O estudo é importante para a elaboração de políticas públicas de habitação além da possibilidade de iluminar o sentido de pertencimento no território”, destaca.