Brasília- DF- Brasl- 03/12/2014- Manifestantes tentam entrar na Câmara. Na foto, em destaque, o cantor Lobão. Foto: Laycer Tomaz/ Câmara dos Deputados

Vida marcada pela inconstância pode ajudar na compreensão dos atuais posicionamentos polítcos do músico (Foto: Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados)

A mestranda Ana Carolina Martins, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, defendeu, nesta sexta-feira, 24, a dissertação “Lobão, do Vimana a Veja”. A pesquisa resgata as trajetórias artística e política do músico, marcadas pela inconstância, e busca compreender seus atuais posicionamentos políticos.

A partir da análise de notícias de jornais e revistas, Ana Carolina construiu o contexto social de cada etapa dos quase 40 anos de vida pública do artista, com a perspectiva da “sociologia da cultura”, proposta pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. Observando as ambições artísticas de Lobão, bem como as relações sociais envolvidas (a hierarquia entre os gêneros musicais no Brasil, por exemplo), a mestranda apontou que o relativo fracasso do músico – que almejava conquistar o mesmo prestígio musical reservado aos artistas da MPB e alcançar sucesso comercial e reconhecimento público, o que não ocorreu plenamente – foi um dos fatores que o motivou em suas atuais posições políticas.

O orientador Dmitri Cerboncini Fernandes destacou o trabalho por sua inovação e objetividade. “Ana Carolina conseguiu fazer, com muita competência, uma abordagem inovadora e não muito fácil. Ela realizou uma análise social e biográfica de um artista muito em voga atualmente e que a academia tem dificuldades de observar objetivamente. Em se tratando de um objeto vivo, isso é ainda mais complicado. A grande realização da mestranda foi identificar nesse artista justamente a capacidade de mutação, essa ação iconoclasta que ele realiza para se situar no campo artístico.”

A banca examinadora foi também composta pelo professor Paulo Roberto Leal (UFJF) e pela professora convidada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Lidiane Rodrigues.