O trabalho para implantação da Farmácia Universitária da UFJF em Governador Valadares, parceria entre os departamentos de Administração e Farmácia, foi reconhecido com menção honrosa no 8º Encontro Nacional de Farmácias Universitárias. Desenvolvido pela professora de Administração e autora do trabalho, Stela Hott Corrêa, em parceria com os professores Alcielis de Paula Neto e Solange Riveli, além de estudantes dos dois cursos, o projeto “Expectativas e atitudes do público-alvo em relação ao cuidado farmacêutico da Farmácia Universitária da UFJF-GV” foi iniciado em 2013, com o objetivo de elaborar o Plano de Negócios da Farmácia Universitária.

“Antes de implantar o serviço, desejamos conhecer o público-alvo, suas referências e expectativas de atendimento, bem como os serviços extras que a população poderia obter com a farmácia”, explicou Stela Hott. Para isso, foram realizados grupos focais com cinco categorias, entre elas mulheres na terceira idade, alunos do ensino médio e profissionais da saúde.

Após a análise dos resultados, a equipe conseguiu compreender as preferências e expectativas dos moradores do bairro Santa Rita, em Governador Valadares, local onde a Farmácia Universitária será instalada. Entre as conclusões obtidas, ficou clara a carência de informação entre as pessoas envolvidas: “muitos não sabem a diferença entre balconista e farmacêutico, bem como suas funções”, explicou Stela. O horário de atendimento da Farmácia também foi sugerido a partir da pesquisa, já que muitos usuários relataram a preferência pelo atendimento a partir das 19h, devido à rotina de trabalho.

Segundo a professora do curso de Farmácia, Pâmela Souza, um dos diferenciais do trabalho é a originalidade, pois “o projeto está sendo planejado com o ponto de vista de quem vai consumir. A Farmácia foi pensada a partir das necessidades da população”. Stela completou ressaltando a quebra de paradigmas na realização do trabalho, pois representa um projeto “pensado a partir do olhar do consumidor final”.

Além disso, a pesquisa realizada envolveu diferentes profissionais, com serviços de administração, pesquisa de marketing e grupos focais, além dos farmacêuticos. A parceria continua mesmo após a implantação da Farmácia Universitária. Segundo Stela, o projeto continua com o apoio de um bolsista de Administração, que irá auxiliar no trabalho diário na Farmácia. “A intenção é que o estudante colabore na finalização do Plano de Negócios, e ajude na gestão, com o ponto de vista do administrador”.