Com o tema ‘Ensino de Literatura’, a terceira edição do projeto Diálogos com Professores – ação de extensão do Núcleo de Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino (Fale) – acontecerá na próxima quinta-feira, dia 23. O evento terá início às 19h30, na Sala de Demonstração da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Novas edições mensais acontecerão a partir de setembro.

A fim de proporcionar debates sobre temas referentes à educação linguística na escola básica e articular diálogos entre professores formadores e do ensino básico, os interessados terão a oportunidade de participar de mesas-redondas temáticas, com presença de professores pesquisadores, que apresentarão questões teóricas ou resultados de pesquisa na área; e docentes de educação básica, que acrescentarão depoimentos reflexivos de suas práticas.

Para esta edição, a mesa-redonda contará com a professora do Colégio de Aplicação João XIII e do mestrado profissional da Faculdade de Educação, Erika Kelmer; e com a professora da rede municipal de Juiz de Fora, Mirian Tavela; tendo como mediador o professor da Faculdade de Educação, Alexandre Cadilhe. Para participar não são necessários inscrições e nem pré-requisitos.

Para a coordenadora do projeto, Andreia Reis, a avaliação dos dois últimos debates foi bastante positiva, com um aumento significativo da mobiilização entre a comunidade acadêmica: “O primeiro foi um minicurso com um formato um pouco diferente do atual. Já o de maio, foi um evento de interesse mais voltado para professores, que mobilizou muitas pessoas, obtendo grande engajamento”. Para o evento desta quinta-feira, ressalta que a expectativa é que as professoras da mesa tragam reflexões sobre a possibilidade de ensinar literatura na escola. “Acreditamos que esse é um tema de extrema relevância para a formação inicial e continuada de professores, tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio.”

Saiba mais sobre o Grupo Fale

Outras informações: (32) 2102-3650 (Faculdade de Educação-UFJF)