(Foto: Caique Cahon)

Oficinas, contação de histórias, palestras, tarde de autógrafos e os próprios estandes têm despertado o interesse dos alunos e dos professores (Foto: Caique Cahon)

Ao longo desses quatro dias de Bienal, as escolas municipais, estaduais e particulares de Juiz de Fora têm participado ativamente das atividades oferecidas pelo evento. Oficinas, contação de histórias, palestras, tarde de autógrafos e os próprios estandes têm despertado o interesse dos alunos e dos professores.

O fluxo de turmas é grande e ontem foram recebidas em média 60, totalizando quase 2.000 alunos. Ao longo da manhã desta sexta-feira, cerca de 20 turmas já visitaram o evento e a expectativa para a tarde também é grande, principalmente pela participação da escritoras Thalita Rebouças e Bibi Tatto.   

Muitas escolas também vieram de outras cidades da região para conhecer a feira, como Bicas, Santos Dumont, Barbacena e Muriaé. “Mesmo com essa distância e a viagem, está todo mundo curtindo muito ter o contato com os autores e as editoras”, conta a diretora da Signa Eventos e organizadora da Bienal, Cristina Sena. Para ela, essa experiência com as escolas têm sido muito positiva: “É muito engrandecedor você trazer a criança que muitas vezes não teve o contato com essa quantidade de livros. Eles estão maravilhados e a gente também”.

Para atrair a atenção de seus alunos com faixa etária de 10 anos para o evento, a professora da Escola Municipal Amélia Mascarenhas Tatiana Diniz resolveu apresentar em aula o que é uma Bienal e levar exemplos de outras edições que acontecem no país. “Levei fotografias, até porque alguns deles nem imaginavam o que seria uma Bienal. Mostrei a importância desse projeto para Juiz de Fora e acho que isso gerou uma expectativa para eles”, conta ela.

A expectativa para o sábado e o domingo é de muita movimentação e, inclusive, retorno desses estudantes que estão vindo com suas escolas. “As pessoas estão voltando, então não estamos tendo a visitação de um dia só. Eu acredito que o final de semana tenha um fluxo muito intenso em função disso”, comenta Cristina.

A programação de sábado continua com os mesmos horários, mas no domingo o evento acontecerá entre 10h e 19h. Outras informações sobre as atividades podem ser conferidas no site da Bienal.