Congregar economistas, pesquisadores e profissionais de pesquisa da comunidade, das universidades e de diversos órgãos produtores de conhecimento e contribuir para a discussão, fomento e divulgação de estudos acadêmicos sobre questões relevantes para a economia e a sociedade brasileira. Estes são alguns dos objetivos do II Encontro de Economia Aplicada da UFJF (EEA), que acontecerá nos dias 22 e 23 de junho, na Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Destaques internacionais
O evento procura fortalecer o conhecimento gerado dentro das áreas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE) da UFJF a partir da interação dos professores e dos alunos do corpo do programa com pesquisadores externos que possuem reconhecida experiência internacional. Um dos destaques é o professor da West Virginia University (EUA), Randall Jackson, que abrirá o evento com a palestra “Open Science, Open Source, and Applied Economics”.

Outra atração do encontro é a presença dos professores da Universitat Pompeu Fabra (Espanha), Albert Satorra, e da University of Maryland (EUA),  Sergio Urzúa, que também apresentarão seus trabalhos. O perfil completo dos oradores pode ser encontrado (em inglês) na página do Encontro.

De acordo com o coordenador do Programa, Ricardo Freguglia, a expectativa é de que os debates contribuam para o fortalecimento da economia regional e nacional. “Esperamos que o encontro consolide a sua importância no debate acadêmico, não apenas na região da Zona da Mata Mineira, mas, principalmente, no âmbito da economia nacional, buscando ainda ampliar a inserção internacional do Programa de Pós-Graduação em Economia e da Universidade Federal de Juiz de Fora como um todo.”

Inscrições
As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 22. Os interessados podem se inscrever através deste link. Para efetivar a inscrição, será necessário apresentar comprovante de doação de sangue, datado de até dois meses retroativos à data de início do evento, ou doar um quilo de alimento não perecível. O comprovante ou o alimento deverão ser entregues do dia 20 ao dia 22, na secretaria do Programa de Pós-graduação em Economia.

Confira a programação completa do II Encontro de Economia Aplicada da UFJF (EEA)