I

Servidores efetivos terão reserva de 11 vagas e público externo pode concorrer às demais

Está aberto o edital para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap). Coordenado pela Comissão Acadêmica Nacional do Profiap, com o apoio da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais (Andifes) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa oferece 185 vagas em 12 instituições federais de ensino superior no país. Para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão previstas 15 vagas, sendo 11 destinadas à categoria “servidores das IFES” e quatro ofertadas à “demanda social” (demais candidatos não pertencentes aos quadros efetivos das instituições associadas à rede).

O programa é um sistema nacional de pós-graduação stricto sensu em Administração Pública, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, e destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade.

De acordo com o diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF (FACC), professor Gilmar José dos Santos, o programa atende a uma demanda antiga da Universidade e da cidade, como um todo. “O curso é importante, na medida em que qualifica quadros internos da UFJF na administração pública e também oferece oportunidades a uma demanda social que não possui, necessariamente, vínculo com a Universidade, mas segue ou pretende seguir carreira no setor público. Esta é uma demanda reprimida há muitos anos aqui na região e o programa coloca a função num grau de profissionalismo sempre almejado. Agora, servidores e demais interessados podem se qualificar a partir de um projeto abrangente, executado aqui mesmo, na UFJF”, afirmou.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 18 de julho e 19 de agosto e deverão ser efetuadas através do site do Profiap. Após o preenchimento e envio do formulário eletrônico de inscrição, será emitido um boleto para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda poderão pedir isenção do pagamento.

Provas

O processo seletivo utilizará o resultado do Teste Anpad (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração). O exame é composto por cinco provas (inglês, português, raciocínio analítico, raciocínio lógico e raciocínio quantitativo), cada qual com 17 questões.

Serão aceitos os resultados dos Testes Anpad realizados entre fevereiro de 2015 e setembro de 2016. As inscrições para a edição de setembro de 2016 do teste poderão ser realizadas entre os dias 5 de julho e 16 de agosto e deverão ser feitas através do endereço eletrônico da instituição. A prova está prevista para acontecer no dia 18.

O resultado final do processo seletivo será publicado a partir do dia 13 de outubro no site do Profiap.

Matrícula

A matrícula dos candidatos aprovados deverá ser realizada a partir do dia 14 de outubro, na secretaria da FACC, onde também serão ministradas as aulas, que estão previstas para começarem no dia 20 do mesmo mês.

Confira aqui o edital completo do Profiap.

Outras informações: (32) 2102-3521 – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
mestrado.admprof@ufjf.edu.br

Atualizada em 17/06 – 14h50