Um homem e seu pecado - filme prof IAD Luís Rocha Melo Foto Divulgação

Cena do filme com os atores Anna Karinne Ballalai. que interpreta Vitória, e Pedro Henrique Ferreira, que dá vida ao protagonista Lívido (Foto: Divulgação)

“Um homem e seu pecado”, longa-metragem do professor de Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luís Rocha Melo, participará da Mostra do Filme Livre (MFL) que está sendo realizado em Belo Horizonte.

O longa-metragem é o 11º trabalho do diretor e será apresentado na próxima sexta-feira, dia 10, às 15h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Teatro II, na Sala Multiuso. O filme já foi exibido no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.  A criação conta com a participação da roteirista  Anna Karinne Ballalai (que também interpreta a personagem Vitória) e do aluno do.Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do IAD, Pedro Henrique Ferreira, que dá vida ao protagonista Lívido. Além da Mostra de Belo Horizonte, o filme participou do VI Encuentro de Investigación sobre Cine Chileno y Latinoamericano, onde foi exibido na Cineteca Chilena, no Centro Cultural La Moneda, em Santiago.

O filme

“Um homem e seu pecado” conta a história de Lívido, um jovem individualista e radical que vive em seu próprio mundo e nutre uma estranha obsessão por igrejas e crucifixos. Após um encontro sobrenatural com Charles Baudelaire, no Outeiro da Glória, Lívido decide tomar um novo rumo e procurar sua irmã, Vitória, que é freira e vive em um convento. O encontro entre os três torna evidente a impossibilidade do convívio familiar. De volta às paisagens que marcaram a sua infância, Lívido e Vitória redescobrem um sentimento sufocado pelos anos e reprimido pelos cuidados zelosos do pai.

Mostra em BH

A Mostra do Filme Livre é o primeiro evento brasileiro do qual  “Um homem e seu  pecado” participa. O evento é o mais longo realizado no Brasil focado na difusão da produção autoral e independente nacional, com mais de 200 filmes de todos os gêneros, formatos e durações. Além disso, promove cursos e oficinas de vídeo e,  este ano, homenageia o cineasta Maurice Capovilla.

O longa de Melo está programado dentro do recorte Autores Livres. “Acho que a Mostra do Filme Livre desempenha um papel político e cultural fundamental na divulgação desses realizadores e fico muito feliz que a estreia de ‘Um homem e seu pecado’ esteja se dando justamente aí”, ressalta o diretor. Ainda segundo ele, o filme se insere em uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no âmbito da academia. “Trabalho justamente com a produção independente cinematográfica no Brasil, que foi tema da minha tese de doutorado”, conclui Melo.

Assista ao trailler de “Um homem e seu pecado”

Confira a ficha técnica do filme

Outras informações: (32) 2102-3350 (IAD-UFJF)