Voltada para graduandos de Filosofia, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas e áreas afins, mas também aberto à toda comunidade acadêmica, começa nesta segunda-feira, dia 6, no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a XXII Semana de Filosofia, com o tema “Filosofia política: da formação do Estado à sua desestruturação”.

O evento, que vai até sexta-feira, dia 10, terá 45 horas de duração, sendo que a inscrição pode ser feitas no Centro Vivência do ICH ou no anfiteatro, até terça-feira, 7. A abertura acontece nesta segunda-feira, às 19h, pelo professor Gustavo Arja Castañon, que abordará “Construtivismo social: implicações políticas”.

O objetivo da Semana é contribuir com a formação acadêmica oferecida pela Universidade, esclarecer possíveis dúvidas sobre currículo, incentivar a pesquisa acadêmica e contribuir para a formação intelectual do participante. Nesta edição, os debates chegam em um momento de efervescência das discussões da política em nível global, convidando os participantes a refletirem.

Para o organizador do evento e representante do Centro Acadêmico de Filosofia, Fagner Concolato, “neste momento em que vivemos emergem uma série de perguntas: O que sustenta os discursos moralistas que têm se tornado populares nos Estados Unidos, com Donald Trump; na Europa, com a rejeição a emigração em massa; e no Brasil com elogios a ditaduras militares? Existem motivos para acreditar que a atual organização política global é a melhor possível? Qual é a base filosófica das críticas que são tecidas à conjuntura política atual? Qual a validade da interferência da religião na constituição do estado?”.

Confira a programação completa da 22ª Semana de Filosofia

Outras informações: (32) 2102-3107 (Filosofia-UFJF)