Felipe Menicucci 2 - apresentação dissertação Ppgcom Foto Alexandre Dornelas

Felipe Menicucci: “O repórter segue uma pauta, dicas e um roteiro e há um tipo padrão de ritmo de narração e texto para apresentar esses personagens. Assim, a apuração é feita apenas com base no que o homem do campo fala” (Foto: Alexandre Dornelas)

“Bom dia, homem do campo: a construção do personagem no Globo Rural” é o título da dissertação apresentada, nesta segunda-feira, dia 6, por Felipe Menicucci, no  Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Ppgcom) da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O projeto segue um processo de compreensão dos padrões de representação na sociedade brasileira e das narrativas criadas para a ficção e para o jornalismo. O foco da pesquisa está nos produtos jornalísticos feitos para a televisão e como os personagens apresentados nesses programas não são criados, mas sim construídos a partir de modelos existentes.

Com o objetivo de entender como os trabalhadores do campo são representados no “Globo Rural” (TV Globo), o mestrando analisou três edições exibidas entre novembro de 2015 e janeiro de 2016. A partir desse estudo, procurou entender o “protagonismo” dos personagens do campo no programa e os recursos utilizados para construí-los.“O repórter segue uma pauta, dicas e um roteiro e há um tipo padrão de ritmo de narração e texto para apresentar esses personagens. Assim, a apuração é feita apenas com base no que o homem do campo fala”, afirma Menicucci.

Além disso, o mestrando também levanta a importância da comunicação voltada para os trabalhadores do campo e as informações especializadas para esse segmento. Ele atenta que para alcançá-las é preciso o olhar treinado, mas não induzido, do repórter especializado que “fala sobre o homem do campo  para o homem do campo, com uma densidade de informação e de texto muito maior, pois ele capta e filtra as informações mais relevantes para quem precisa delas”. Ele conta, ainda, que pretende ampliar essa pesquisa em seu doutorado por meio do estudo sobre como o homem do campo recebe e percebe sua representação.