josé luiz e moisés

Coordenador do Inerge, José Luiz Pereira, com o sócio fundador da empresa Smarti9, Moisés Vidal. (Foto: Caique Cahon)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou resultado de chamada para apoiar pesquisas brasileiras de alto impacto científico. Entre os projetos recomendados está o Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge), sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De 345 propostas de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), 252 foram aprovadas pela chamada. Na área de redes elétricas inteligentes, o Inerge foi o único programa prestigiado.

O Inerge teve início em 2009, com financiamento do CNPq e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Além de parcerias nacionais, o projeto mantém interações internacionais, com propostas para investimentos em intercâmbio de pesquisas e profissionais. As pesquisas desenvolvidas no Inerge são voltadas, principalmente, para a área de redes elétricas inteligentes, em busca de maior eficiência e automação de sistemas elétricos.

Inerge José Luiz e Leonardo

Pereira e Leonardo Honório (membro do Comitê Gestor do Inerge), com o projeto do veículo autônomo subaquático. (Foto: Caique Cahon)

Os primeiros recursos propiciaram equipar laboratórios das universidades parceiras, de acordo com o coordenador do Inerge, José Luiz Rezende Pereira. “Nós colocamos como foco principal equipar os laboratórios, já que sem engenharia e sem bons laboratórios, não se faz pesquisa de qualidade”, afirma Pereira. O instituto disponibiliza recursos para pesquisas do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica. Os alunos de graduação podem participar dos projetos do Inerge por meio de bolsas de iniciação científica.

Entre os projetos desenvolvidos no Inerge, Pereira destaca o desenvolvimento de um modem que combina o sistema PLC (Power Line Communication) com o meio sem fio (wireless) permitindo a comunicação telefônica e internet através dos cabos da rede elétrica. Há ainda equipamentos desenvolvidos para a diminuição do risco humano, como drone utilizado para supervisionar linhas aéreas de transmissão, e submarino para supervisionar reservatórios de água e barragens.  

O Inerge incentiva a criação de empresas, estimulando a incubação no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF). A Incubadora de Base Tecnológica (IBT/UFJF) oferece suporte para empreendedores que buscam desenvolver ideias tecnológicas e inovadoras. Entre as empresas incubadas, o Inerge mantém parceria com a Smarti9 especialista em desenvolver equipamentos para os setores de telecomunicações e eletrônica. A Smarti9 produz o i9Plug, uma extensão com quatro tomadas inteligentes que podem ser controladas através de um aplicativo para smartphones, desenvolvida por alunos da faculdade de Engenharia Elétrica da UFJF.

Para Pereira, iniciativas como essas, de incentivo ao empreendedorismo na área de tecnologia e produção de dispositivos inovadores, são um trabalho de extrema importância para institutos de pesquisa. “Se o país quer desenvolver, precisamos ter tecnologia própria”, afirma.

O projeto mantém parceria com pesquisadores das Universidades Federais de Itajubá (Unifei), Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF), de São João Del Rei (UFSJ) e com a Universidade de Porto.

Outras informações:

José Luiz Rezende Pereira: jluiz@ieee.org

Resultado da Chamada INCT

Site do Inerge 

Tomada inteligente

Smarti9