Artigos e pesquisas serão recebidos de 10 a 19 de junho; evento acontece de 19 a 21 de julho (Foto: Caique Cahon)

No período de 10 a 19 de junho, professores universitários, mestrandos e doutorandos poderão se inscrever para apresentar artigos e trabalhos no Seminário Dimensões do Desenvolvimento, a ser realizado em julho na UFJF. Para isso, deverão preencher o formulário, que estará disponível, a partir do dia 10, na página do evento. Os selecionados serão conhecidos no dia 24 de junho.

O evento, que acontece entre os dias 19 e 21 de julho, no campus de Juiz de Fora, é uma iniciativa que reúne professores e pesquisadores de instituições de ensino superior do Brasil para discutir e promover ações em prol do desenvolvimento do país. Esta edição é promovida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED), em parceria com a Diretoria de Inovação da UFJF.

No seminário, gestores e pesquisadores de outras universidades públicas se juntam à administração superior da UFJF com o propósito de contribuir para a renovação teórica e conceitual da ação pública orientada para o desenvolvimento. As comunicações admitidas serão expostas em meio a palestras e mesas redondas que contam com a participação de personagens da gestão pública, como a deputada federal Margarida Salomão (PT) e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda de Juiz de Fora, João de Matos Neto.

Com a programação, o evento pretende propor ações, ferramentas e subsídios que estimulem o crescimento do país. Entre os temas abordados, estão sustentabilidade ambiental, novas políticas industriais e fomento das economias regionais, como formas de incentivo à participação de pequenas empresas na matriz inovadora do Brasil.

Estarão presentes representantes das universidades federais Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro (UFRJ) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) , e das universidades estaduais do Rio de Janeiro (UERJ-IESP, sede do Instituto) e de Campinas (Unicamp).

Para os ouvintes, as inscrições começam no dia 27 de junho.

Mais informações: http://dimensoesdodesenvolvimento.blogspot.com.br/