(Foto: Caique Cahon)

Gisele Leske analisou as relações entre a autonomia comunicativa e a produção de sentido no âmbito da memória social no ambiente digital (Foto: Caique Cahon)

A aluna do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFJF Gisele Leske defendeu, no dia 31 de maio, sua dissertação de mestrado “A disputa pelo poder de fala e a construção da memória dos Movimentos Sociais: Um estudo de caso sobre a Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos)”. Orientada pelo professor Carlos Pernisa, a pesquisadora analisou as relações entre a autonomia comunicativa e a produção de sentido no âmbito da memória social no ambiente digital.

“A memória, em seu sentido mais amplo, encontra-se em construção, unindo passado e futuro pelo que se transcreve no presente por meio das narrativas. Por isso é importante analisar toda a estrutura comunicacional do nosso país e seu reflexo na formação da memória social”, destacou a pesquisadora

A Enecos foi criada com o propósito de organizar os estudantes de comunicação de todo o Brasil em torno de pautas em comum, no ano de 1991. A executiva levanta três principais bandeiras: Democratização da Comunicação, Qualidade de Formação do Comunicador e Combate às Opressões. Em sua pesquisa Gisele Leske procurou ouvir estudantes da área, o envolvimento  deles com os movimentos sociais, em específico com a Enecos e de que forma esse envolvimento contribuiu para a formação pessoal e profissional de cada um deles.

De acordo com Pernisa, a pesquisa tenta resgatar parte da memória do movimento estudantil brasileiro, utilizando a comunicação como instrumento veiculado ao uso da tecnologia em resgate da memória.  “A importância do estudo está, justamente, na possibilidade de entender as questões políticas e curriculares que afetam esse movimento,” completa.