Minha escola sustentável, foi um dos temas discutidos pelo professor Celso Bandeira (Foto: Alexandre Dornelas)

“Minha escola sustentável” foi um dos temas discutidos pelo professor Celso Bandeira (Foto: Ique Landim)

O anfiteatro Itamar Franco, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi, mais uma vez, palco de apresentações e discussões relacionadas ao meio ambiente. Na manhã desta segunda-feira, 6, professores da Universidade ministraram palestras dentro da programação da 3ª Semana Integrada do Meio Ambiente.

O professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Celso Bandeira, iniciou os trabalhos com a apresentação da exposição “Minha escola sustentável”, e explicou um pouco mais sobre o projeto homônimo, capitaneado pela UFJF. “O objetivo maior deste projeto foi aproximar a Universidade das escolas, desenvolver trabalhos na área ambiental, mostrar que é possível fazer uma parceria entre professores da rede municipal, estadual e do ensino superior e levar o conceito de bacias hidrográficas, a importância da percepção da bacia, da escola perceber que também está inserida neste contexto, para tentar reverter quadros de poluição ambiental, principalmente dos recursos hídricos.”

Logo em seguida foi a vez do professor do Departamento de Transportes e Geotécnica da Faculdade de Engenharia, Cézar Barra, que ministrou a palestra “Em busca da casa sustentável”. O trabalho visa conscientizar as pessoas sobre as possibilidades de poupar recursos hídricos em suas próprias residências, com materiais e estrutura de baixo custo. Segundo o professor, uma das intenções do projeto é levar informação para a população que, de acordo com ele, de maneira geral não tem ciência das inúmeras formas de se poupar energia e dinheiro em casa. “A educação na área ambiental tem que explorar todas as formas. Nós ensinamos isso nas nossas disciplinas em sala de aula, na graduação, na pós-graduação e, além disso, temos feito muitos eventos para levar informação até às pessoas, porque a informação faz as pessoas mudarem de atitude, faz elas tomarem consciência de que têm que entrar no processo, elas estão dentro do processo. O fato é que o cidadão sempre pode fazer alguma coisa, seja na sua residência, no seu modo de se locomover e assim por diante”, concluiu.

Na quarta-feira, os debates serão sobre os mananciais de Juiz de Fora, das 8h às 12h, abordando o Rio Paraibuna, o Córrego Espírito Santo e as represas João Penido, São Pedro e Chapéu D’Uvas.

A 3ª Semana Integrada do Meio Ambiente, que começou no último dia 5 e vai até o dia 10 de junho, é organizada pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Regional da Zona da Mata (Ciea-MG-ZM) e tem o apoio da Secretaria de Estado de Minas Gerais, de ONGs e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia.

Confira a programação completa da 3ª Semana Integrada do Meio Ambiente.