(Foto: Caique Cahon)

João Gabriel Marques teve como objeto de análise o filme The Warriors e seu jogo homônimo lançado posteriormente (Foto: Caique Cahon)

O mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), João Gabriel Xavier Marques, orientado pelo professor Nilson Assunção Alvarenga, defendeu, nesta quarta-feira, 1º, a dissertação: “Cinema e Videogame: Diálogos acerca da Narrativa Clássica em contato com dois meios”.

A defesa aborda dois diferentes modos de trabalho de uma mesma narrativa, no caso a clássica, e sua relação com o espectador. “O estudo do videogame comparado com o cinema é um campo relativamente novo, baseado no aspecto que o cinema emula a interatividade dos games, já que a tecnologia não pára de se desenvolver e é um campo com abertura sempre”, diz o mestrando.

O objeto de análise foi o filme “The Warriors”, do diretor Walter Hill, lançado no Brasil, com o título “Os Selvagens da Noite”. O filme retrata a perseguição sofrida por uma gangue de Nova Iorque, acusada injustamente de assassinato, e seu jogo homônimo, lançado pela empresa Rockstar Games, em 2005.

Para o orientador, Nilson Alvarenga, o assunto é relevante por se inserir em dois campos de estudos, o do cinema e o da Intermedialidade, baseado na matriz clássica, considerada canônica, e por ter feito o aprofundamento adequado na matriz. “O estudo é importante pois desmistifica o aspecto que era analisado anteriormente, abrindo portas para a contribuição e aprofundamento”, destaca.