Diálogos com professores – uma ação de extensão do Núcleo de Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino (Fale) – terá mais uma edição nesta terça, 24, às 19h30, na Sala de Demonstração da Faculdade de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desta vez, o tema será  “Diálogos com professores: Letramento Literário”. Outras edições mensais acontecerão até novembro.

O evento é voltado para professores formadores, da escola básica, em formação inicial e pesquisadores. Para participar não são necessários inscrições e nem pré-requisitos. Os interessados terão a oportunidade de participar de mesas-redondas temáticas, com presença de professores pesquisadores, que apresentarão questões teóricas ou resultados de pesquisa na área; docente de educação básica, que dará depoimento reflexivo de sua prática; e um mediador. Para esta edição, a mesa-redonda será com a professora da Universidade Estadual de Londrina, Joyce Baronas; com a docente da rede  pública e privada de Juiz de Fora, Joséli Rezende; e com a professora aposentada da UFJF, Lucia Cyranka, como mediadora.

Segundo a  coordenadora do projeto, Andreia Reis, o principal objetivo é proporcionar a discussão sobre ensino de língua, entre professores formadores, pesquisadores da área de ensino de língua e docentes de língua da educação básica. “Neste ano, além do grupo de estudos com professores, estão sendo realizadas mesas temáticas com foco na discussão sobre ensino de Língua Portuguesa. Nossa expectativa é dar voz aos professores que atuam na escola básica e refletir a partir de suas experiências e práticas, que muito nos ensinam.”

Outras informações: Grupo Fale – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino