atletismo

Francisco Perrout, que tem 16 anos, disputará a prova de 3 mil metros rasos (foto: Géssica Leine)

O corredor da Equipe de Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Francisco Perrout disputará o Campeonato Mundial de Atletismo Escolar. Na última semana, ele disputou a seletiva nacional, realizada em Belo Horizonte, e se classificou para fazer parte da Seleção Brasileira de Atletismo, que viajará à cidade de Trabzan, na Turquia.

Perrout, que tem 16 anos, disputará a prova de 3 mil metros rasos, tendo se classificado com o tempo de 9m8s76. As provas de sua categoria, a sub-17, acontecem entre os dias 11 e 18 de julho deste ano. Para o treinador e pai, Jorge Perrout esta é mais uma oportunidade de mostrar o bom trabalho desenvolvido com os alunos. “ A estrutura oferecida pela UFJF para os treinamentos é de grande qualidade e os envolvidos geralmente são alunos de mestrado, que contribuem para um treinamento de qualidade.”

O trabalho faz parte do projeto de extensão Equipe de Atletismo UFJF realizado há cinco anos e que já formou diversos campeões brasileiros de categorias de base. Atualmente, 80 atletas com idade a partir de 7 anos, participam dos treinamentos, diariamente, pela manhã e à tarde. Os alunos são separados por idade e seus treinamentos adequados à categoria e disponibilidade. Sabemos que as provas de resistência são dominadas por congoleses, egípcios, quenianos, Mas o fato de participar da competição já é importante na formação pessoal” ressalta o treinador.

O projeto “Equipe de Atletismo UFJF”, coordenado por Jorge Perrout, e desenvolvido na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), começou oferecendo vários esportes, no entanto, muitos participantes demonstraram talento com o atletismo. Outro fator para a formação desse grupo é o fato de a pista da Faefid atender aos padrões internacionais.

Outras informações: Gymnasiade 2016