Evento de lançamento da revista será aberto a debates sobre educação voltada para inclusão dos alunos

Marco importante na comunicação científica e cultural no âmbito universitário, a revista “A3” chega à sua nona edição trazendo ao leitor uma série de reportagens, artigos e imagens que abordam temas atuais sob a ótica da pesquisa, dando espaço para a participação de membros de todas as esferas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A versão digitalizada da publicação pode ser folheada on-line ou em formato de PDF no site da revista. As edições anteriores também estão disponibilizadas no mesmo endereço. Todos os artigos enviados por docentes dentro das normas estipuladas por edital estão publicados, na íntegra, na página da edição on-line.

Lançamento

Já o evento de lançamento da revista ampliará o debate sobre a reportagem de capa da publicação para além das suas páginas. Educadores e representantes da UFJF, Prefeitura de Juiz de Fora e do projeto abordado na matéria discutirão sob a temática “Em busca de uma escola inclusiva e transformadora”. Data, horário e local do evento serão divulgados em breve.

Matérias acessíveis

Compromissada com a divulgação da ciência, a revista oferece ao leitor uma gama de temas variados de uma forma acessível. A reportagem de capa, “Esperança que transforma”, é mais um exemplo do sucesso de propostas que impactam seu público: o texto aborda o caso da escola Herval da Cruz Braz, nascido de um projeto de pesquisa colaborativo multidisciplinar em educação, que atua contra a alienação e abandono de alunos das salas de aula, analisando métodos que ofereçam um ensino adequado às suas necessidades.

colomundo

Também presentes na capa da publicação, as matérias “Na cidade, de camarote” e “No colo, o mundo inteiro” tratam, respectivamente, do fenômeno da gentrificação — enobrecimento desigual de áreas urbanas antes desvalorizadas — e do resgate da conexão única entre mães e seus filhos que, quando estabelecida com sucesso, pode oferecer uma nova sensibilidade para a sociedade.

Cuidado e complexidade

A reportagem intitulada “Por quê?” traz um assunto complexo de ser tocado: o suicídio. Em busca de desmistificar o olhar raso com que a situação é tratada, a matéria dialoga com profissionais de áreas diversas, oferecendo novos caminhos para a empatia e informações que podem ajudar milhares de pessoas, uma vez que o Brasil figura em primeiro lugar, em números absolutos, entre os registros de suicídio na América Latina.

resveratrolAs demais matérias também ecoam a dedicação e cuidado com sua temática, como “O futuro da primavera silenciosa” e a luta por uma maior qualidade dos alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos, e “Resveratrol: o elixir de outras vias”, relatando resultados surpreendentes do composto rejuvenescedor, cujo índice de absorção pelo organismo humano aumentou de 0,01% para 65%.

Pesquisa

Tema recorrente em todas as edições, a ciência produzida dentro da UFJF marca presença nas páginas da “A3”. No campo da engenharia, “Pesquisadora desenvolve flywheel para veículos elétricos”, já pensando no primeiro protótipo brasileiro de volante de inércia, e professores estudam a “Natureza aliada à engenharia”, usando conceitos moldados pela evolução natural para revolucionar os modelos matemáticos clássicos de resolução de problemas.

A publicação reflete a Instituição por meio, também, dos artigos enviados por pesquisadores da UFJF e a celebração da comunidade acadêmica abordadas em reportagens sobre iniciação científica, dissertações, livros e ensaios fotográficos produzidos pela mesma.

Confira a nona edição da Revista A3