Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, acontece nesta quarta-feira, 18, no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), às 14h, o evento ‘Muros (In)visíveis’, que elenca algumas questões contemporâneas no campo da saúde mental. Patologização e medicalização da infância; álcool e outras drogas: questões contemporâneas sobre o uso, abuso e dependência e invenções e laço social são alguns dos temas debatidos. O evento é organizado pela Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde Comunitária, vinculada ao Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da UFJF.

A temática principal parte do pressuposto da experiência de Franco Baságlia no processo de reforma psiquiátrica italiana, que apontou que apenas a extinção do manicômio não é capaz de transformar a relação da sociedade com a loucura. Na verdade, a derrubada dos muros do hospital psiquiátrico fez emergir com mais nitidez muros invisíveis, mais difíceis de combater, que representam novos desafios no panorama da atenção psicossocial.

Para a coordenadora da Liga, professora Fabiane Rossi, “o mais interessante é que este é um evento de lançamento da Liga Acadêmica de Saúde Comunitária, que é a primeira liga do Departamento de Psicologia, além do evento discutir um tema tão atual e importante, trazendo um parecer atualizado no contexto da reforma psiquiátrica.”

Após a abertura, que será realizada pelos professores organizadores, haverá três mesas-redondas com duração de aproximadamente uma hora e 20 minutos, com os temas já expostos. Cada mesa terá um mediador e professores especializados em cada área para debater sobre os determinados assuntos. A programação completa pode ser acessada na página do evento no Facebook.

As inscrições serão gratuitas e serão feitas no local. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica.

Outras informações: https://www.facebook.com/lapscufjf/