O início da vida acadêmica em uma universidade é repleta de novidades e desafios para os novos alunos, principalmente aqueles que se mudam para outra cidade. Isso exige ao estudante lidar com uma enorme série de mudanças, entre elas a vida longe dos familiares e amigos, morar sozinho ou dividir moradia com pessoas ainda desconhecidas, o cuidado de si e da vida financeira, entre outros desafios e novas responsabilidades que a vida acadêmica exige.

Pensando nisso, a Pró-reitoria de Apoio Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o Grupo Fora de Casa. A intenção é realizar encontros com os alunos que vêm de fora da cidade para auxiliá-los nesta nova fase da vida. O grupo favorece a troca de experiências e a participação em atividades lúdicas, acompanhadas de reflexões sobre esta fase de transição. O objetivo também é de estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas, instigando a construção de novos papéis, com a aprendizagem de estratégias de enfrentamento.

Sob a coordenação das psicólogas Adriana Estevão e Rosana Cognalato, a ideia do “Fora de Casa” é desenvolver com o grupo a criação de um ambiente onde os próprios participantes possam oferecer apoio uns aos outros. “Normalmente os encontros tem um aquecimento, uma abordagem introdutória ou uma dinâmica e depois os alunos tem um espaço para falar das experiências e das dificuldades que estão passando”, explica a psicóloga Rosana.

Serão seis encontros entre junho e julho, todos acontecem na quarta-feira no horário das 10h às 12h, na sala de Dinâmica de Grupo (Departamento de Psicologia) no prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH) Bloco B no segundo andar. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio no site da Proae

Outras informações:
Pró-Reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva – (32) 2102-3886