O Governo federal suspendeu novas entradas para o Programa de Bolsa Permanência, destinado aos estudantes com vulnerabilidade financeira matriculados em cursos com carga horária diária média superior ou igual a cinco horas, além de indígenas e quilombolas. A justificativa, segundo a Circular assinada pelo secretário de Educação Superior, Jesualdo Pereira, é a insuficiência de dotação financeira para o programa. Atualmente, as bolsas permanência contemplam 13.931 estudantes de todo país. 

A decisão vale só para novas entradas, ou seja, não se aplica àqueles alunos já atendidos pelo programa, e nem aos indígenas e quilombolas que terão futuramente prazo para se candidatarem às bolsas. 

Os estudantes da UFJF que se inscreveram recentemente para o programa Bolsa Permanência (PBP/MEC) terão suas inscrições encaminhadas para a seleção do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da UFJF custeado com os recursos provenientes do PNAES, considerando a classificação socioeconômica do grupo familiar, conforme Anexo I da Portaria número 02/2016 PROAE de 27 de abril de 2016.

Documento na íntegra