Curta A Fita foto de Guilherme Hagler

Cena do curta “A Fita” (Foto: Guilherme Hagler)

Com o objetivo de apresentar produções audiovisuais realizadas no Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será realizado, pela primeira vez, a Mostra de Cinema e Audiovisual (Mocina). O evento integra o Seminário Interno de Pesquisa em Artes e Design (Sipad).

A abertura acontecerá na próxima segunda-feira,  dia 16, às 16h30, na sala de cinema do IAD, número 213.  Para iniciar a programação, o músico turco Chadas Ustuntas se apresenta com um cine-concerto. A apresentação marca o início da mostra e do seminário.

Na sequência, haverá apresentação de produções de alunos e ex-alunos feitas a partir de 2012. Às 18h, uma roda de conversa com os realizadores traz o professor Luis Alberto Rocha Melo como debatedor. Na terça-feira, a partir das 17h, outras produções serão apresentadas, seguidas de roda de conversa com a professora Patricia Moreno. Na quarta, após as exibições, roda de conversa com o professor Carlos Reyna.  Na quinta-feira, será a vez do professor  Sergio Puccini debater as produções na roda. Na sexta-feira, último dia do evento, às 17h nova exibição e, posteriormente, premiação aos participantes e encerramento da mostra.

A participação é gratuita, aberta à comunidade e somente os alunos do IAD precisam se inscrever para que os certificados sejam entregues.

O Mocina traz as categorias de documentário e ficção. Os filmes são todos curta-metragens  com até 20 minutos de duração. O evento é realizado pelo Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (Lavidoc), Instituto de Artes e Design (IAD e Pró-Reitoria de Cultura.

O evento, segundo um dos organizadores, Guilherme Landim, “é um espaço potente de difusão das produções dos alunos para toda a comunidade acadêmica e para a cidade, que aliás é bastante retratada nos filmes.”

Confira a programação completa da Mostra de Cinema e Audiovisual (Mocina)

Outras informações: (32) 2102-3350 (IAD-UFJF)