Sírio Possenti

“Usos e abusos da palavra” será o tema da palestra de Sírio Possenti. (Fonte: www.engeplus.com.br)

“Usos e abusos da palavra” é o tema da aula inaugural da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que acontece neta sexta-feira, dia 13. O evento será ministrado pelo professor Sírio Possenti, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Auditório da Faculdade de Letras da UFJF, às 19h.

A aula inaugural é uma cerimônia tradicional na faculdade para abrir o período letivo. Segundo a diretora, Neiva Ferreira Pinto, o professor convidado, Sírio Possenti, abordará questões relacionadas à comunicação, especialmente no atual contexto brasileiro. O uso da palavra está sendo um tema que chama bastante atenção na faculdade este ano, por todas as circunstâncias sociopolíticas e todas as questões que envolvem o bom e o mal uso da mesma, explica Neiva.

Possenti afirma que a relação da linguagem com valores sociais e ideológicos também será discutida. Segundo o palestrante, o debate vai tratar de tópicos a respeito do “tabu à falta de exatidão ou de refinamento em textos monitorados, da escrita automática à cuidadosa, e daquilo que Umberto Eco chamou de ‘imbecilidade’ nas redes sociais. A ideia básica é que a língua tem muitas facetas, e que vale a pena falar de diversas delas.

O palestrante

Autor do livro “Humor, língua e discurso”, Sírio Possenti atua em várias áreas da Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e na subárea da Análise do Discurso, em especial nos campos do humor e da mídia. É graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), possui mestrado em Linguística pela Unicamp (1977) e doutorado na mesma área também pela Unicamp (1986). Atualmente, é professor titular no Departamento de Linguística da Unicamp.

Outras informações:

(32) 2102-3150 (Faculdade de Letras)