semana de enfermagem - Marcus David e Girlene Foto Twin Alvarenga

Reitor Marcus David e vice-reitora Girlene Silva participaram da abertura da Semana na Faculdade de Enfermagem (Foto: Twin Alvarenga)

A 77ª Semana da Enfermagem começou nesta quinta-feira, dia 12, em todo o país. Neste ano, as ações, que vão até o dia 20, comemoram os 90 anos da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), relembrando sua participação na construção histórica e política da profissão no país.

Na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a abertura do evento contou com a participação do reitor Marcus David e da vice-reitora Girlene Silva, que é professora da unidade. Girlene destacou que relembrar a história da associação é também pensar sua importância na formação do profissional de enfermagem. “Em 2016, a Semana da Enfermagem traz para nós o grande desafio de recolocar, reinventar o papel da Aben no cenário nacional. Precisamos pautar a construção histórica do exercício de nossas atividades, mas também pensarmos em nossa participação política no empoderamento de nossa profissão.”

A diretora da Faculdade, Denise Friedrich, lembrou do relevante papel desempenhado pela associação na construção acadêmica da Enfermagem. “A Aben é uma das maiores associações da categoria, até em nível de América Latina. Ela é a origem de tudo, afinal, trabalha toda a questão científica, a educação e a formação dos cursos e diretrizes curriculares.”

Ao abrir oficialmente a Semana da Enfermagem, mencionando a abrangência nacional do evento, a professora destacou, também, que as comemorações não se limitam a recordar a história da Aben na faculdade. “Em vários momentos fora da faculdade estaremos lembrando esta semana tão importante para nós. Estamos comemorando, também, com nossos parceiros que nos recebem nos cenários de estágio e prática.”

(Foto: Géssica Leine)

Auditório passou a ser denominado Professora Elisabeth Rombach (Foto: Géssica Leine)

Para iniciar as atividades comemorativas, Denise transmitiu aos presentes a mensagem enviada pela presidente da Aben – Sessão Minas Gerais, Kênia Lara Silva, sobre a importância de comemorar os 90 anos da associação.

À tarde, foi realizado o descerramento da placa do auditório, que passará a ser denominado Professora Elisabeth Rombach; um momento cultural com os alunos do curso de Música da Universidade; e abertura da exposição de fotos dos 70 anos da Escola Hermantina Beraldo, realizada pela professora aposentada Maria Aparecida de Araújo.

Outras informações: (32) 2102-3826 (Faculdade de Enfermagem-UFJF)