Casa do Padre Toledo - Tiradentes Foto www.descubraminas.com.br

Casa do Padre Toledo, em Tiradentes, está entre as construções que serão analisadas no curso (Foto: www.descubraminas.com.br)

Uma oportunidade rara de  entrar em outra dimensão temporal e conhecer como eram os ambientes internos das residências e dos espaços públicos em Portugal e no Brasil entre os séculos XVIII e XX. Para acolher quem se interessa pelo tema, a  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  receberá no Instituto de Ciências Humanas (ICH) e no Anfiteatro da Reitoria, nos dias 12 e 13, às  18h, e dia 14, às 10h30, o professor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Gonçalo Mesquita S. de Vasconcelos e Sousa. Ele irá ministrar o curso Ambientes Decorativos em Portugal e no Brasil, séculos XVIII a XX.

Com oito horas de duração, o curso é gratuito, aberto à população em geral, e irá conferir certificado aos participantes que tiverem 75% de frequência. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (32) 3690-2027 da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), das 8h às 12h e das 14h às 18h. As vagas são limitadas.

O curso possibilitará aos participantes o contato com fotos que revelam as artes em ambientes nos dois países e, ainda, mostrar o modelo de inspiração que influenciou os materiais e as decorações ao longo dos anos. Entre os ambientes que serão estudados, estão o Palácio dos Marqueses de Fronteira (Lisboa); o Teatro de Vila Rica (Ouro Preto); a Casa do Padre Toledo (Tiradentes); e a Casa dos Biscainhos (Braga).

A proposta visa, além do século XVIII, reunir as fases do século XIX; as primeiras décadas do século XX; passando pelo Império; Pós-Império; Primeiro Romantismo; segunda metade do século XIX; e transição para o século XX, entre outros aspectos. A indústria da época, o comércio e a decoração também serão retratados, como as lojas, as leiloeiras, além de oficinas e fábricas de móveis, manuais de etiqueta,  trajes específicos para ocasiões até chegar às novas soluções decorativas.

O curso é realizado pela Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro); pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF); pelo Laboratório de História da Arte da UFJF; contando, ainda, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UFJF.

Outras informações: (32) 3690-2027 (Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro)